
São Paulo — InkDesign News — O cenário dos games e da cultura geek passa por mudanças significativas com o anúncio da Xbox, que encerrou a venda de filmes e séries em sua plataforma digital. Essa decisão reflete o movimento da indústria em direção ao streaming e à exclusividade de jogos.
Lançamento e features
Em um comunicado oficial, Xbox confirmou que “a Microsoft parou de vender novos conteúdos de filmes e TV” (“Microsoft has stopped selling new movie and TV content”). A partir de 18 de julho de 2025, a loja digital tanto em consoles quanto em PC não irá mais apresentar novas opções de compra. Contudo, os usuários que já adquiriram filmes ou séries poderão acessá-los normalmente em suas plataformas.
A mudança vai ao encontro do que a maioria dos consumidores já adotou: o streaming de conteúdo.
— Fontes do setor
Recepção e audiência
A medida, embora esperada por muitos analistas, pegou alguns usuários de surpresa, principalmente aqueles que notaram uma seleção peculiar de filmes sobre o apocalipse na seção em destaque da loja. Títulos como This Is the End e I Am Legend captaram a atenção dos gamers e entusiastas da cultura geek, que piadearam sobre a pertinência das escolhas de filmes. A coleta de feedback em fóruns de discussão gerou um certo burburinho entre os usuários.
Parece que isso é o fim. Espero que tenhamos acesso às nossas aquisições digitais por um longo tempo.
— Usuário em fórum de discussão
Tendências e mercado
O encerramento das vendas de conteúdo audiovisual se alinha a uma mudança mais ampla nas preferências dos usuários, que agora priorizam streaming em detrimento da compra avulsa de mídia. Plataformas como Netflix e Amazon Prime Video dominam o mercado, refletindo na ausência de investimento efetivo em novas categorias de produtos digitais. Ao longo dos últimos anos, o Xbox havia se posicionado como um hub de entretenimento, mas essa abordagem se mostrou menos viável no atual panorama digital.
Entender que os jogadores buscam mais por acesso à maior biblioteca de conteúdos via streaming é crucial para as estratégias futuras.
— Análise de mercado
Conforme a indústria evolui, eventos como a E3 poderão vir a tratar da reutilização do console como uma plataforma exclusiva de jogos e serviços, ao invés de um centro de entretenimento concentrado. Para aqueles interessados no futuro de plataformas de jogos, o fechamento da seção de filmes do Xbox representa um momento de reflexão sobre o que os jogadores realmente desejam.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)