Xbox cancela reboot de Perfect Dark e gera frustração na cultura geek

São Paulo — InkDesign News — O reboot de Perfect Dark, um dos jogos mais aguardados do universo dos games, foi cancelado em meio a uma onda de demissões no estúdio Xbox, intensificando as incertezas na cultura geek e no mercado de e-sports.
Lançamento e features
O jogo foi anunciado em 2020 como um reboot do título icônico de N64 e desenvolvido pelo estúdio The Initiative, localizado em Santa Monica, que foi fundado pela Xbox em 2018. A produção contava com a colaboração da Crystal Dynamics e pretendia oferecer uma renovação significativa, utilizando a tecnologia do Unreal Engine 5. Em uma comunicação interna, Matt Booty, chefe dos Xbox Game Studios, confirmou que “tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento de Perfect Dark e Everwild”, refletindo um redirecionamento nas prioridades da empresa.
“Essas decisões, juntamente com outras mudanças em nossas equipes, refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e focar recursos para preparar nossas equipes para um maior sucesso dentro de um cenário da indústria em mudança.”
(“These decisions, along with other changes across our teams, reflect a broader effort to adjust priorities and focus resources to set up our teams for greater success within a changing industry landscape.”)— Matt Booty, Chefe, Xbox Game Studios
Recepção e audiência
O teaser inicial gerou grande expectativa entre os fãs, especialmente após a revelação de gameplay em 2024, que recebeu feedback positivo quanto aos visuais e ao estilo de arte. No entanto, questões internas e desavenças criativas afetaram negativamente o progresso do projeto, conforme relatado por fontes do setor. Em uma análise da IGN, também se destacou que a qualidade da gestão estava comprometida, levando a reestruturações e ao atraso no desenvolvimento. Além disso, em meio a um cenário de demissões, aproximadamente 9.000 funcionários da Microsoft foram impactados, e muitos da equipe de Xbox estavam entre os afetados.
Tendências e mercado
Essas movimentações não são isoladas; refletem uma tendência crescente de reavaliação e cortes nas equipes de desenvolvimento de jogos, com a indústria observando um aumento nas demissões para aumentar a eficácia operacional. O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, indicou que as medidas são parte de um esforço para aumentar a agilidade e focar em áreas com maior potencial de sucesso. Isso sinaliza um movimento em direção à racionalização da produção de games, onde títulos aguardados como Perfect Dark enfrentam desafios crescentes em termos de gerenciamento e expectativas.
Ainda não há informações sobre novos eventos ou atualizações relacionadas a Perfect Dark, e o impacto dessa decisão pode reverberar por toda a indústria, especialmente no contexto das futuras produções da Xbox e o estado do mercado de games em geral.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)