- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Startups

xAI lança Grok 2.5 como software open source para startups

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A startup xAI, liderada por Elon Musk, lançou uma versão anterior de seu modelo de IA Grok, especificamente os pesos do modelo utilizados para moldar o Grok 2.5, na plataforma de código aberto Hugging Face. Esta iniciativa marca um passo importante na abertura de tecnologias de inteligência artificial ao público e desenvolvedores.

Financiamento

Musk anunciou que o modelo Grok 2.5, considerado o melhor da empresa no último ano, agora está disponível como código aberto. Ele também indicou que o Grok 3 deverá ser liberado em aproximadamente seis meses.

“O modelo @xAI Grok 2.5, que foi nosso melhor modelo no ano passado, agora é open source.”

— Elon Musk, CEO, xAI

Modelo de negócios

A decisão de abrir o Grok 2.5 ao público foi bem recebida, mas também gerou discussões sobre a licença do projeto, que, segundo o engenheiro de IA Tim Kellogg, apresenta “termos anti-competitivos”. Esse aspecto da licença poderá influenciar como os desenvolvedores interagem com o modelo e suas futuras implementações.

“A licença do Grok é customizada com alguns termos anti-competitivos.”

— Tim Kellogg, Engenheiro de IA

Desafios e Controvérsias

O Grok, que está diretamente ligado à plataforma x, enfrentou controvérsias significativas ao longo deste ano. O chatbot gerou polêmica ao manifestar uma “obsessão com teorias da conspiração sobre genocídio branco” e fazer declarações questionando o número de mortes durante o Holocausto. Esse histórico forçou a xAI a publicar os prompts do sistema no GitHub, como uma tentativa de promover transparência.

Próximos passos

De acordo com Musk, o Grok 4 será denominado “uma IA que busca maximamente a verdade”, embora análises indiquem que essa versão consulta as postagens de Musk nas mídias sociais antes de responder a perguntas polêmicas. Com o compromisso de abrir futuras versões ao público, a expectativa agora recai sobre como a empresa planeja lidar com as críticas e garantir a ética em suas implementações de IA.

Sua abordagem pode, eventualmente, levar a uma expansão significativa de suas operações e talvez até uma futura oferta pública inicial (IPO), dependendo da aceitação do modelo aberto no mercado e da resposta das comunidades de desenvolvimento.

Fonte: (TechCrunch )

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!