
Nova York — InkDesign News — A Waymo recebeu permissão para testar seus veículos autônomos na cidade de Nova York, marcando um avanço significativo no cenário de mobilidade e veículos elétricos (EV). A empresa planeja iniciar os testes imediatamente.
Autonomia e bateria
Com a autorização, a Waymo poderá utilizar até oito de seus SUVs Jaguar I-Pace em Manhattan e no Downtown Brooklyn até o final de setembro. O veículo elétrico possui um alcance de aproximadamente 400 km com uma única carga, adequado para os testes em áreas urbanas densas.
“Iremos começar os testes imediatamente.”
(“We plan to start testing immediately.”)— Representante, Waymo
Infraestrutura de recarga
A Waymo é obrigada a manter um operador de segurança treinado no banco do motorista, com pelo menos uma mão no volante durante os testes. Contudo, a empresa não pode transportar passageiros sem uma licença específica da Comissão de Táxi e Limousine da cidade. Isso significa que a infraestrutura de recarga e suporte para esta operação precisa ser robusta e pronta para atender as demandas elétricas dos SUV.
“Estamos contando com o apoio do Departamento de Transporte da cidade.”
(“We are counting on the support of the city’s Department of Transportation.”)— Porta-voz, Waymo
Tecnologia autônoma
Antes de obter a permissão, a Waymo fez extensos esforços de preparação, incluindo a mapeação manual da cidade desde 2021. O teste em Nova York representa um desafio maior se comparado às suas operações em cidades como San Francisco e Los Angeles, que têm climas mais amenos e menos complexidade urbana. Para sua aplicação, a Waymo precisou coordenar com os primeiros socorros e apresentar um plano de teste ao DOT local.
O teste deve durar até o final de setembro, quando a empresa deverá solicitar uma extensão se quiser continuar operando. O movimento é parte de um novo regime de segurança para veículos autônomos iniciado pelo prefeito Eric Adams em 2024, que busca garantir que as inovações no setor de mobilidade respeitem rigorosos padrões de segurança.
O teste dos veículos autônomos da Waymo em Nova York poderá pavimentar o caminho para um futuro serviço de robô-táxi na cidade, contribuindo para transformar a paisagem da mobilidade urbana.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)