
São Paulo — InkDesign News — O universo dos games enfrenta desafios constantes, especialmente no cenário de live-service. O recente fechamento de Steel Hunters, um shooter de extração da Wargaming, ilustra as dificuldades na cultura geek e e-sports atuais.
Lançamento e features
Steel Hunters foi lançado em Acesso Antecipado no dia 2 de abril de 2023, prometendo uma experiência de combate com mechs marcante, inspirado no universo de Transformers. Segundo a empresa, o jogo apresentava “uma fundação polida que inclui mecânicas principais, mapas, Hunters e um sistema de progressão” (“a polished foundation that includes core gameplay mechanics, maps, Hunters, and progression system”).
Recepção e audiência
Apesar das promessas, o desempenho foi insatisfatório. Com um pico de menos de 4.500 jogadores, o título não conseguiu manter mais de 1.000 jogadores simultâneos desde 18 de abril. Atualmente, em julho, a média de jogadores é de apenas 34, com um pico de 138 até o momento. De quase 4.000 avaliações no Steam, apenas 58% são positivas, colocando o jogo na categoria Mixed.
“Fizemos a difícil decisão de encerrar o projeto Steel Hunters. Agradecemos à comunidade pela paixão e apoio ao longo do projeto.”
(“we’ve made the difficult decision to sunset the Steel Hunters project. We sincerely thank the Steel Hunters community for their passion and support throughout the project.”)— Wargaming
Tendências e mercado
O fracasso de Steel Hunters destaca a crescente pressão sobre os desenvolvedores de jogos para alcançar resultados excepcionais no mercado competitivo de live-service. A Wargaming anunciou que os servidores continuarão online por mais 90 dias, mas a perspectiva de continuidade parece sombria, especialmente com o anúncio do “sunsetting”. O estúdio já iniciou a liberação de suporte a jogos personalizados e desbloqueio de todos os Hunters.
“Sabemos que isso não é a notícia que ninguém queria ouvir e compartilhamos sua decepção.”
(“we know this isn’t the news anyone wanted to hear and we genuinely share in your disappointment.”)— Wargaming
A exemplo de outros lançamentos que não conseguiram atender às expectativas, o cancelamento pode ser um alerta para a indústria, especialmente sobre a sustentabilidade de títulos que não conseguem capturar a atenção necessária. Eventos futuros e DLCs serão cruciais para a manutenção do interesse do público em outros títulos da Wargaming e de estúdios semelhantes.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)