Você pode comprar este robô humanoide por menos que 2 Apple Vision Pros

São Paulo — InkDesign News — O crescente mercado de robótica enfrenta inovações significativas com o lançamento do robô humanoide R1 da Unitree, que combina design ágil com tecnologias avançadas, desafiando as fronteiras da automação e do entretenimento.
Contexto e lançamento
A Unitree, uma empresa de robótica com sede na China, apresentou seu mais recente produto, o robô R1, por um preço competitivo de US$ 5.900. Este modelo de robô, que traz diversas inovações em relação a seus antecessores, é quase metade do custo do G1, seu modelo anterior destinado ao consumidor. O R1 destaca-se em um mercado em rápida evolução, onde diversas empresas, incluindo a Tesla, estão tentando desenvolver robôs humanoides. No entanto, a Unitree parece estar à frente, considerando o ritmo de produção e entrega de seus produtos.
Design e especificações
O R1 possui um design leve, com apenas 25 kg, bem mais leve que os 77 kg do G1. Equipado com 26 articulações — seis em cada perna, dois na cintura, cinco em cada braço e dois na cabeça — o robô é especialmente projetado para mobilidade dinâmica. Adicionalmente, o R1 integra inteligência artificial para reconhecimento de voz e imagem, permitindo que o robô execute movimentos complexos como handstands e cartwheels. A Unitree enfatiza um “design focado em movimento” que promove uma mobilidade quase viva.
Repercussão e aplicações
A presença do R1 pode criar novas oportunidades de interação e entretenimento, despertando o interesse do público por eventos de “boxe robótico”, similar ao que foi visto no filme “Real Steel”. Comprovando a crescente popularidade, a Unitree já organizou um torneio de combate com seus modelos G1. O impacto cultural é evidente, pois o robô pode não apenas ser uma ferramenta de teste e prototipagem, mas também um atraente elemento para competições.
Ainda não há listagem do R1 na loja da empresa, então talvez você deva esperar antes de gastar quase US$ 6.000 em um novo robô.
(“There’s no R1 listing on the company’s store page just yet, so maybe you should cool your jets before dropping close to $6,000 on a new robot.”)— Gizmodo, Cultura Tech & Geek
A popularidade dos robôs na vida cotidiana está crescendo, assim como a competição entre as empresas. Embora a Tesla tenha planos para um robô chamado Optimus, a incerteza em relação à sua produção levanta questões sobre sua capacidade de competir efetivamente no mercado. Enquanto isso, o R1 da Unitree já se destaca, ampliando a visão sobre o que o futuro dos robôs pode oferecer.
Com dispositivos tão avançados, é claro que a Unitree está à frente da concorrência baseada nos EUA.
(“more ahead than the U.S.-based competition.”)— Gizmodo, Cultura Tech & Geek
A evolução contínua na robótica sugere um futuro onde robôs não apenas assistem, mas também interagem e competem em várias esferas da sociedade.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)