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Cultura Tech & Geek

Valve apresenta gadget VR que supera clones do Quest

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São Paulo — InkDesign News — O lançamento do novo headset de realidade virtual da Valve promete desafiar as expectativas do mercado tech ao oferecer uma alternativa distinta em um cenário saturado por dispositivos semelhantes, como os da Meta. O que se aguarda como um “Steam Deck para o rosto” pode, de fato, revitalizar o interesse em experiências de realidade virtual.

Contexto e lançamento

A Valve, conhecida por suas inovações no setor de jogos com a plataforma Steam e os bem-sucedidos lançamentos de hardware como o Steam Deck, agora se prepara para lançar um headset de realidade estendida (XR) que promete revolucionar a forma como os jogos são jogados. Ao contrário dos headsets da Meta, que têm enfrentado um certo ceticismo, a nova oferta da Valve é esperada com otimismo, especialmente considerando o legado de títulos imersivos como Half-Life: Alyx, que estabeleceu padrões elevados para a realidade virtual.

Design e especificações

O headset, ainda em fase de rumor, se distingue por sua ausência de cabos e estações base, facilitando a experiência do usuário. Embora os detalhes exatos ainda não tenham sido confirmados, especula-se que o dispositivo utilize uma arquitetura de chipset ARM, similar ao Qualcomm Snapdragon XR2+ Gen 2, apontando para a capacidade de rodar jogos nativamente. Brad Lynch, conhecido por suas análises de tecnologia VR, confirmou que o dispositivo contará com lentes pancake e um novo modelo de controle, denominado “Roy”, que já ultrapassou a fase de protótipo.

“Os controladores Roy não estão mais marcados como protótipos nos drivers”
(“The Valve Roy controllers are no longer marked as prototypes/EV1 in the drivers”)

— Brad Lynch, Especialista em VR

Repercussão e aplicações

A expectativa em torno do headset não se limita apenas aos gamers, mas também à comunidade de desenvolvedores que pode se beneficiar de um novo software de compatibilidade. A Valve já demonstrou experiência em criar soluções que tornam jogos otimizados para diferentes arquiteturas de hardware, como evidenciado pelo seu software Proton, que adapta jogos do Windows para Linux. Isso sugere que a nova camada de compatibilidade ARM permitirá que um número ainda maior de jogos possam ser acessados sem depender de streaming. Um analista da indústria observou que estas inovações podem “aumentar o número de dispositivos que podem rodar a plataforma da Valve”, ampliando o alcance do Steam.

“Ainda que o novo headset não tenha sucesso, sua camada de compatibilidade de software incrementará o número de dispositivos que podem executar o lançador de jogos da empresa”
(“Even if the new headset doesn’t succeed, its software compatibility layer will increase the number of devices that can run the company’s game launcher.”)

— Analista da Indústria

Com o crescente interesse em experiências imersivas e a promessa de um hardware mais acessível, a Valve pode, de fato, se posicionar como um importante protagonista na revolução da realidade virtual nos próximos anos. O lançamento do dispositivo está previsto para ser um marco significativo, não apenas para gamers, mas também para o futuro dos jogos em realidades mistas.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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