
São Paulo — InkDesign News — Uber está fazendo importantes investimentos em mobilidade ao alocar centenas de milhões de dólares para a fabricante de veículos elétricos Lucid e a startup de tecnologia autônoma Nuro, com o objetivo de desenvolver um serviço premium de “robotaxi”.
Autonomia e bateria
A recente parceria entre Uber, Lucid e Nuro implica um investimento de US$ 300 milhões na Lucid, bem como a aquisição de, no mínimo, 20.000 SUVs Gravity nos próximos seis anos. Esses veículos serão equipados com o sistema autônomo da Nuro, permitindo que a Uber ou seus parceiros operem uma frota dedicada. A produção dos veículos modificados tem previsão para começar no final de 2026.
“Eu acho que isso provavelmente reflete o quão substancial é”
(“I think that’s probably a reflection of how meaty it is”)— Dave Ferguson, Co-fundador e Presidente, Nuro
Os SUVs Lucid Gravity parecem ser ideais, pois já vêm com redundâncias de hardware necessárias para um sistema de condução automatizada de Level 3. Isso permite que o motorista retire os olhos da estrada e as mãos do volante em certas condições. No entanto, os veículos equipados com a tecnologia da Nuro alcançarão o nível Level 4, onde a condução é completamente autônoma em condições específicas.
Infraestrutura de recarga
Uber tem trabalhado ativamente para estabelecer parcerias com várias empresas de tecnologia de veículos autônomos ao redor do mundo, cobrindo uma ampla gama de aplicações para sistemas de condução autônoma. A companhia já firmou acordos com mais de 18 empresas e possui uma das colaborações mais proeminentes com a Waymo, que opera atualmente em Austin e Atlanta.
“Nós estávamos empolgados que, ao final de tudo isso, nós fôssemos o parceiro escolhido”
(“We were thrilled that, at the end of all that, we were the partner that was chosen”)— Dave Ferguson, Co-fundador e Presidente, Nuro
Tecnologia autônoma
A Nuro, que levantou mais de US$ 2 bilhões desde sua fundação em 2016, inicialmente focou em aplicar sua tecnologia a robôs de entrega em baixa velocidade. Contudo, uma mudança estratégica permitiu que a empresa se concentrasse no desenvolvimento e licenciamento de sua tecnologia de veículos autônomos. A parceria com a Uber valida essa nova direção e indica que o mercado está respondendo positivamente a suas inovações.
Com o avanço neste campo, a Uber não apenas busca impulsionar sua frota de veículos elétricos, mas também está se posicionando para dominar o mercado emergente de veículos autônomos. A expectativa é que, em breve, novos desenvolvimentos e inovações pavem o caminho para uma nova era de mobilidade.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)