
Atlanta — InkDesign News — A estreia do serviço de robotáxi da Waymo via Uber em Atlanta representa um passo significativo para a mobilidade e os veículos elétricos (EV). Com uma área de operação inicial de cerca de 65 milhas quadradas, essas inovações visam transformar o transporte urbano.
Autonomia e bateria
O serviço “Waymo on Uber” combina veículos autônomos e convencionais, ampliando a oferta de mobilidade. A Waymo já realiza cerca de 250 mil corridas pagas por semana, utilizando uma frota de veículos em várias cidades, incluindo Austin e Los Angeles. “A inclusão de Atlanta nessa lista deve impulsionar esses números” (
A inclusão de Atlanta nessa lista deve impulsionar esses números
(“The addition of Atlanta to that list should push those numbers up.”)— Porta-voz, Waymo
).
O foco na autonomia se estende à frota de Atlanta, que, segundo informações, está em “dúzias”, mas será expandida no futuro. Essa expansão é crucial para garantir eficiência e aumentar o número de viagens.
Infraestrutura de recarga
O sistema elétrico por trás dessa operação utiliza tecnologia avançada, com reposição de energia realizada por meio de estações de recarga integradas à infraestrutura urbana. O custo das corridas é equivalente ao de um UberX, Uber Comfort ou Uber Comfort Electric, tornando o serviço acessível aos usuários.
“Os passeios de robotáxi custarão o mesmo que um UberX, Uber Comfort ou Uber Comfort Electric dirigido por um humano” (
Os passeios de robotáxi custarão o mesmo que um UberX, Uber Comfort ou Uber Comfort Electric dirigido por um humano
(“Robotaxi rides will cost the same as an UberX, Uber Comfort, or Uber Comfort Electric driven by a human.”)— Porta-voz, Uber
).
Tecnologia autônoma
O sistema “Waymo on Uber” não é apenas diferente em seu funcionamento, mas também na forma como os usuários interagem com os veículos. Ao receber a notificação de um carro autônomo, os usuários têm a opção de aceitar ou optar por um veículo com motorista. O desbloqueio do veículo e o início da viagem são totalmente geridos pelo aplicativo da Uber.
“A estrutura de ‘Waymo on Uber’ divide as responsabilidades da operação de uma frota de veículos sem motorista” (
A estrutura de ‘Waymo on Uber’ divide as responsabilidades da operação de uma frota de veículos sem motorista
(“That structure differs from the other markets where Waymo operates.”)— Porta-voz, Waymo
).
Com o crescimento da frota compartilhada entre Atlanta e Austin, a colaboração entre Uber e Waymo terá impactos significativos no setor. As parcerias visam expandir o alcance e melhorar a eficiência operacional, com um potencial crescimento para centenas de veículos.
A expectativa de inovações futuras é alta, com a previsão de que ambos os serviços se ampliem em novas regiões. O mercado de mobilidade está em constante evolução, e assim como Atlanta, outras cidades podem se tornar fundamentais na adoção de tecnologias autônomas e elétricas.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)