Trump impulsiona mercado brasileiro com medidas protecionistas, diz Costa Filho

São Paulo — InkDesign News — O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que as medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, durante o governo de Donald Trump, provocam impactos que têm beneficiado o Brasil, especialmente no cenário de investimentos e infraestrutura, conforme anúncio realizado em evento recente.
Panorama econômico
O cenário global de comércio internacional tem sido marcado por uma agenda protecionista dos Estados Unidos, que adotou tarifas comerciais com impacto direto nas rotas comerciais e no posicionamento geopolítico de mercados emergentes. Nesse contexto, o Brasil tem ganhado protagonismo com a atração de investimentos expressivos para setores estratégicos, especialmente infraestrutura portuária e hidroviária.
Recentemente, o ministro Silvio Costa Filho participou de uma série de encontros com investidores em Portugal, Holanda e Dinamarca, buscando apresentar oportunidades de investimento nos portos brasileiros. Entre os projetos destacados está o Túnel Santos-Guarujá, estimado em R$ 6 bilhões, com licitação prevista para 1º de agosto, considerado crucial para a ligação entre o Porto de Santos e a região metropolitana.
Indicadores e análises
A expectativa oficial é que as visitas internacionais culminem em mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil nos próximos anos. O projeto do Túnel Santos-Guarujá, com 1,5 km de extensão — dos quais 870 metros imersos — prevê três faixas de rolamento por sentido e infraestrutura dedicada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pedestres e ciclistas, com potencial para melhorar significativamente a logística portuária e o escoamento de cargas.
“As tarifas comerciais têm colocado o território brasileiro como protagonista no cenário internacional.”
(“Trade tariffs have positioned Brazilian territory as a protagonist on the international stage.”)— Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
Impactos e previsões
O fortalecimento da demanda por infraestrutura portuária no Brasil tem potencial para melhorar a eficiência logística, reduzir custos e ampliar a competitividade do país no comércio exterior. Analistas apontam que, mesmo com desafios macroeconômicos como inflação e variação nos juros, o fluxo de investimentos estrangeiros pode impulsionar o PIB e consolidar o Brasil como um polo estratégico em logística na América Latina.
Além disso, a aquisição parcial da Agência iNFRA pelo grupo Esfera Brasil, liderado pelo presidente-executivo da CNN, João Camargo, sinaliza um movimento de integração entre mídia, stakeholders e investidores para fomentar a transparência e a atração de capital no setor.
“As medidas protecionistas que vêm sendo anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm ajudado o Brasil.”
(“The protectionist measures announced by U.S. President Donald Trump have helped Brazil.”)— Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
O desenvolvimento do Túnel Santos-Guarujá e outros projetos logísticos devem ser acompanhados de perto, podendo gerar avanços na infraestrutura e integração regional, com efeitos positivos para indústrias e consumidores.
O mercado deverá observar os próximos passos regulatórios e de licitação, bem como eventuais adaptações de políticas econômicas brasileiras para maximizar o impacto dos investimentos estrangeiros em infraestrutura.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)