
São Paulo — InkDesign News —
A LimX Dynamics apresentou o TRON1, um robô bípede móvel, durante a Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA) em Atlanta, com foco em aplicações de pesquisa e desenvolvimento em robótica.
Tecnologia aplicada
O TRON1 inclui um sistema de locomoção multimodal e pode ser equipado com um módulo de computação NVIDIA NX e um módulo de captação de alta performance. A configuração atual permite que o robô realize interações de voz e automatize suas funções, aumentando sua adaptabilidade em ambientes diversos. A LimX enfatiza que “o robô é totalmente funcional fora da caixa e oferece uma opção de baixo custo para laboratórios de pesquisa que buscam uma plataforma pronta para uso” (“The platform is fully functional out of the box and offers a low-cost option for research labs looking for a ready-to-run platform.”)
Desenvolvimento e testes
Os testes realizados até agora focaram em três áreas principales: operações móveis, controle do corpo inteiro e planejamento de movimento. Os pesquisadores têm a possibilidade de, ao acoplar um braço robótico, estudar interações complexas em ambientes dinâmicos. A LimX sublinha que, com o TRON1, é possível otimizar o campo de visão por meio da integração de um sistema pré-tunado de lidar e câmera de profundidade.
Impacto e aplicações
Com foco em educação, interação humano-máquina e navegação, o TRON1 promete trazer benefícios operacionais significativos aos laboratórios de pesquisa. “Nosso objetivo é desenvolver uma robótica de propósito geral que possa contribuir para a inteligência artificial geral (AGI)” (“we are developing ‘general-purpose robotics’ and working toward artificial general intelligence (AGI).”)
Isso representa não apenas um avanço na robótica de pesquisa, mas também uma aplicação prática em áreas como a cartografia 3D, reposicionamento e evasão de obstáculos dinâmicos. As expectativas em torno de seu uso nos setores acadêmico e industrial estão aumentando, indicando um retorno sobre investimento promissor.
Os próximos passos incluem a expansão das capacidades do TRON1 e a exploração de novas parcerias no setor de pesquisa tecnológica, reforçando assim a posição da LimX no mercado de robótica.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)