
São Paulo — InkDesign News — A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, pode estar se preparando para entrar em um mercado cada vez mais competitivo: o de óculos de realidade aumentada (AR). A expectativa em torno desse lançamento gira em torno das inovações que a empresa pode trazer para um espaço que já conta com nomes consagrados.
Contexto e lançamento
Nos últimos anos, o crescimento e a popularização dos dispositivos de realidade aumentada têm atraído a atenção de grandes empresas de tecnologia. O Meta Quest e o Apple Vision Pro são exemplos de dispositivos que têm moldado o mercado, criando uma expectativa em torno das especificações e do design desses produtos. Com a ByteDance aparentemente se aventurando nesse setor, o que se espera é uma concorrência acirrada, mas também uma possível democratização da tecnologia de AR.
Design e especificações
Os novos óculos AR, codinome Phoenix, são projetados para pesarem apenas 100 gramas, uma redução significativa se considerarmos os 650 gramas do Vision Pro e 515 gramas do Meta Quest. Segundo relatos, o Phoenix terá uma interface centrada em rastreamento de mãos e olhos, semelhante ao que é encontrado no que a Apple proporciona com sua plataforma visionOS. No entanto, para manter um peso reduzido, algumas limitações em termos de tecnologia de display são esperadas.
“Reducir o peso é tudo bem e bom, mas ainda é difícil miniaturizar algumas das tecnologias de ponta encontradas em headsets como o Vision Pro.”
(“Reducing the weight is all well and good, but it’s still hard to miniaturize some of the high-end tech found in headsets like Vision Pro.”)— Gizmodo
Repercussão e aplicações
A discussão em torno dos óculos Phoenix sugere um produto que poderá ser menos sofisticado que seus concorrentes, mas muito mais acessível tanto em termos de peso quanto de custo. A estratégia da ByteDance parece seguir uma linha similar à adotada pela Meta com o Quest 3, que, embora não ofereça as mesmas capacidades de produtos premium, apresenta uma relação custo-benefício atraente. A ressonância deste tipo de produto com o público que busca acessórios tecnológicos acessíveis, leves e funcionais pode ser um fator decisivo para o sucesso da iniciativa da ByteDance.
“XR é ainda um campo nascentes, então é cedo para prognosticar se os óculos Phoenix serão bons ou bem-sucedidos.”
(“XR is still a nascent field at the end of the day, so it’s too early to prognosticate on whether ByteDance’s Phoenix glasses will be any good or anywhere close to successful.”)— Gizmodo
Enquanto a indústria observa atentamente as movimentações no mercado de AR, o sucesso ou não do Phoenix poderá influenciar a tendência de lançamentos e inovações futuras nesse setor. A expectativa é que, com recursos dignos do TikTok, a ByteDance surpreenda e abra novos horizontes para a tecnologia de realidade aumentada.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)