
Tiangong — InkDesign News — Na última semana, a nova espaçonave cargueira chinesa Tianzhou 9 chegou à estação espacial Tiangong, transportando suprimentos essenciais para apoiar as operações da missão Shenzhou 20, já em órbita. O lançamento ocorreu no dia 14 de julho, às 17h34 (EDT), a bordo de um foguete Long March 7.
Detalhes da missão
A Tianzhou 9 foi lançada em uma trajetória de órbita baixa terrestre e, após aproximadamente três horas de voo, realizou o acoplamento com o módulo central Tianhe da estação espacial, às 20h52 (EDT). A carga útil da Tianzhou 9 incluiu 7,2 toneladas (6,5 toneladas métricas) de suprimentos, dos quais 1,65 toneladas (1,5 toneladas métricas) foram destinadas à alimentação dos astronautas da missão Shenzhou 20, que chegaram à Tiangong em 24 de abril. A próxima equipe, da missão Shenzhou 21, deve ser lançada em outubro para uma estadia adicional de seis meses no espaço.
Tecnologia e objetivos
Entre os itens transportados pela Tianzhou 9 estão duas novas unidades de trajes espaciais Feitian, projetadas para maior durabilidade e longevidade operacional, além de equipamentos de exercício para a saúde dos astronautas e cargas científicas diversas. Li Yinghui, pesquisador do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, destacou a importância da força central para o desempenho dos astronautas:
A força central é crucial não apenas para as operações na estação espacial, mas também para futuras missões à lua.
(“The stronger [our astronauts are], the longer and farther we can go. Core strength is crucial not only for space station operations but also for future missions to the moon.”)— Li Yinghui, Pesquisador, Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China
Dentre as investigações planejadas, três conjuntos de amostras para experimentos em biologia celular foram enviados, incluindo células-tronco mesenquimatosas extraídas da medula óssea e amostras para estudos relacionados ao envelhecimento. Um experimento adicional focará na biotecnologia de ponta, utilizando células-tronco pluripotentes humanas para desenvolver modelos de organoides cerebrais em chip, adaptados ao espaço.
Próximos passos
Com um projeto que inclui uma ampla gama de experimentos e colaborações, a Tianzhou 9 representa um marco importante nas capacidades das espaçonaves cargueiras chinesas, agora habilitadas para lançamentos de emergência em até três meses, tornando-a uma solução viável em casos críticos.
A Tianzhou 9 é a primeira espaçonave cargueira capaz de lançamento de emergência, podendo ser despachada para a estação espacial se necessário, em um prazo de até três meses.
(“Tianzhou 9 is the first cargo spacecraft capable of emergency launch, able to be launched to the space station within three months if required.”)— Li Zhiyong, Membro da Equipe de Desenvolvimento da Tianzhou, Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China
A construção da estação Tiangong, que começou em 2021, representa 20% do tamanho da Estação Espacial Internacional. O governo chinês manifestou a intenção de expandir esta infraestrutura orbital nos próximos anos, ampliando significativamente suas capacidades científicas e operacionais.
A missão Tianzhou 9 demonstra a crescente ousadia e inovação da China em exploração espacial, contribuindo para o conhecimento humano e abrindo novas fronteiras para futuras explorações. O impacto dessa missão reflete não apenas avanço tecnológico, mas uma visão ambiciosa para a presença da China no espaço.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)