- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Tianzhou 9 acopla na estação espacial chinesa Tiangong

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiangong — InkDesign News — Na última semana, a nova espaçonave cargueira chinesa Tianzhou 9 chegou à estação espacial Tiangong, transportando suprimentos essenciais para apoiar as operações da missão Shenzhou 20, já em órbita. O lançamento ocorreu no dia 14 de julho, às 17h34 (EDT), a bordo de um foguete Long March 7.

Detalhes da missão

A Tianzhou 9 foi lançada em uma trajetória de órbita baixa terrestre e, após aproximadamente três horas de voo, realizou o acoplamento com o módulo central Tianhe da estação espacial, às 20h52 (EDT). A carga útil da Tianzhou 9 incluiu 7,2 toneladas (6,5 toneladas métricas) de suprimentos, dos quais 1,65 toneladas (1,5 toneladas métricas) foram destinadas à alimentação dos astronautas da missão Shenzhou 20, que chegaram à Tiangong em 24 de abril. A próxima equipe, da missão Shenzhou 21, deve ser lançada em outubro para uma estadia adicional de seis meses no espaço.

Tecnologia e objetivos

Entre os itens transportados pela Tianzhou 9 estão duas novas unidades de trajes espaciais Feitian, projetadas para maior durabilidade e longevidade operacional, além de equipamentos de exercício para a saúde dos astronautas e cargas científicas diversas. Li Yinghui, pesquisador do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China, destacou a importância da força central para o desempenho dos astronautas:

A força central é crucial não apenas para as operações na estação espacial, mas também para futuras missões à lua.
(“The stronger [our astronauts are], the longer and farther we can go. Core strength is crucial not only for space station operations but also for future missions to the moon.”)

— Li Yinghui, Pesquisador, Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China

Dentre as investigações planejadas, três conjuntos de amostras para experimentos em biologia celular foram enviados, incluindo células-tronco mesenquimatosas extraídas da medula óssea e amostras para estudos relacionados ao envelhecimento. Um experimento adicional focará na biotecnologia de ponta, utilizando células-tronco pluripotentes humanas para desenvolver modelos de organoides cerebrais em chip, adaptados ao espaço.

Próximos passos

Com um projeto que inclui uma ampla gama de experimentos e colaborações, a Tianzhou 9 representa um marco importante nas capacidades das espaçonaves cargueiras chinesas, agora habilitadas para lançamentos de emergência em até três meses, tornando-a uma solução viável em casos críticos.

A Tianzhou 9 é a primeira espaçonave cargueira capaz de lançamento de emergência, podendo ser despachada para a estação espacial se necessário, em um prazo de até três meses.
(“Tianzhou 9 is the first cargo spacecraft capable of emergency launch, able to be launched to the space station within three months if required.”)

— Li Zhiyong, Membro da Equipe de Desenvolvimento da Tianzhou, Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China

A construção da estação Tiangong, que começou em 2021, representa 20% do tamanho da Estação Espacial Internacional. O governo chinês manifestou a intenção de expandir esta infraestrutura orbital nos próximos anos, ampliando significativamente suas capacidades científicas e operacionais.

A missão Tianzhou 9 demonstra a crescente ousadia e inovação da China em exploração espacial, contribuindo para o conhecimento humano e abrindo novas fronteiras para futuras explorações. O impacto dessa missão reflete não apenas avanço tecnológico, mas uma visão ambiciosa para a presença da China no espaço.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!