
The Last of Us e a preservação de Shimmer na adaptação para TV
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os fãs de games estão atentos à nova temporada de The Last of Us, que adapta para a TV o universo do jogo, gerando discussões sobre mudanças em cenas trágicas do game, principalmente envolvendo a morte do cavalo de Ellie, Shimmer.
Lançamento e features
A série de TV The Last of Us, exibida pela HBO, reconta a história do consagrado jogo, ampliando o alcance da narrativa para o público da cultura geek e fãs de games em geral. A produção cobre eventos do jogo original e a sequência The Last of Us Part II, com adaptações que incluem o desenvolvimento de personagens e cenários.
Um destaque da trama é o cavalo Shimmer, companheiro de Ellie, que, no jogo Part II, morre em uma cena chocante ao acionar uma barricada explosiva da facção W.L.F. Na série, porém, até o quarto episódio, Shimmer aparece vivo e seguro, uma mudança substancial com implicações na narrativa.
Recepção e audiência
Este ajuste na história provocou reações entre a comunidade gamer. Enquanto muitos fãs ainda estão abalados com eventos traumáticos da segunda temporada, como a morte de Joel no segundo episódio, a sobrevivência de Shimmer traz um alívio pontual.
“Shimmer está só curtindo em uma loja de discos abandonada, presumivelmente segura de minas terrestres, infectados ou qualquer outro perigo. A garota está vivendo sua melhor vida sem preocupações.”
(“Shimmer is just vibing in an abandoned record shop, presumably safe from any landmines, infected, or any other danger. Homegirl is living her best life free of worry.”)— Kotaku, veículo de cultura tech & geek
A decisão do HBO altera o impacto da história, especialmente para aqueles familiarizados com o jogo original, levantando debates sobre fidelidade e adaptação em produções audiovisuais ligadas a games.
Tendências e mercado
A adaptação de games para outras mídias, como séries e filmes, tem se intensificado, refletindo a expansão do mercado de cultura geek globalmente, que envolve desde cross-play até novas narrativas em plataformas streaming. The Last of Us é um exemplo de como narrativas profundas podem ser revisitadas, influenciando a indústria ao criar novos pontos de contato com o público.
“É provavelmente improvável que isso desfaça o trauma coletivo causado por eventos principais da série, mas aceitamos as pequenas vitórias onde elas aparecem.”
(“It’s probably not gonna undo the collective trauma of watching Pedro Pascal get murdered via golf club, but hey, we take the wins where we can get them.”)— Kotaku
O mercado acompanha com atenção o desempenho da série, que alia elementos de games e cultura geek para atrair públicos diversos.
Nos próximos episódios da segunda temporada, os fãs esperam que a narrativa continue proporcionando dramas intensos, enquanto novas adaptações e DLCs em jogos podem complementar a experiência do universo The Last of Us.
Veja mais conteúdos sobre games e cultura geek em nossa seção games e cultura geek.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)