
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games e da cultura geek foi impactado com a conclusão da segunda temporada de The Last of Us, que termina com um grande cliffhanger, trazendo discussões sobre as mudanças na narrativa do jogo original e a recepção entre fãs e críticos.
Lançamento e features
A série da HBO se baseia na narrativa do famoso jogo da PS4, trazendo o enredo de forma atualizada. Esta temporada se propôs a adaptar ao longo de três temporadas a história de The Last of Us Part II, que é centralizada em temas de sobrevivência, vingança e moralidade. A série, focada principalmente em Ellie e Abby, trouxe novas mecânicas e histórias aos fãs, mas não sem controvérsias.
Recepção e audiência
A recepção da temporada foi divisiva, especialmente em relação à performance de Bella Ramsey como Ellie. “Alguns fãs elogiaram o trabalho de Ramsey no episódio final, destacando o descontentamento de Ellie com a comunidade de Jackson” (“Some fans praised Ramsey’s work in the finale, highlighting Ellie’s disillusionment with the people of Jackson”), afirma um crítico. Apesar disso, muitos fãs se mostraram frustrados, principalmente pelas alterações na personalidade de alguns personagens, como a versão de Jesse.
Estudos mostram que enquanto a série atraiu uma quantidade considerável de espectadores, a insatisfação foi amplamente vocalizada nas redes sociais, destacando que a alteração na morte de Mel foi um ponto crítico. Em vez de ser um ato deliberado, como no jogo, sua morte foi tratada como um acidente, o que levou a críticas sobre o impacto emocional da narrativa.
Tendências e mercado
O fenômeno do crossover entre jogos e séries está em ascensão, com estúdios tentando capturar nova audiência. A série The Last of Us não é a única a explorar essa tendência; adaptações de outros jogos estão em desenvolvimento. A crítica reside na necessidade de manter a integridade da narrativa original enquanto se busca inovar para o público. “A tentativa de sanitize o texto original e evitar controvérsias” (“The attempt to sanitize the original text and avoid controversy”) está sendo citado como um dos motivos para a insatisfação geral.
À medida que os fãs aguardam a terceira temporada com Kaitlyn Dever interpretando Abby, a indústria observa de perto as lições aprendidas desta adaptação, essencial para o futuro das transmissões de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)