
São Paulo — InkDesign News — A espera pela próxima etapa da série baseada no game The Last of Us trouxe uma reflexão sobre adaptações no mundo dos games e sua relação com a cultura geek. Após a exibição da segunda temporada, discussões em torno de escolhas narrativas têm dominado as redes sociais, especialmente com a revelação de cenas significativas no início da temporada.
Lançamento e features
A série The Last of Us, inspirada no game de mesmo nome, está transmitindo sua segunda temporada na HBO Max e promete explorar ainda mais o universo intenso criado por Neil Druckmann e Craig Mazin. Um destaque foi a escolha de antecipar um dos momentos mais importantes da narrativa, a conversa final entre Joel e Ellie, que, nos jogos, aparece somente no final. Druckmann comentou sobre essa decisão ao dizer que “essa cena é, para mim, a mais importante de toda a história” (“that scene is to me the most important scene in the entire story”).
“Essa cena, para mim, é a mais importante de toda a história”
(“that scene is to me the most important scene in the entire story”).— Neil Druckmann, Diretor, HBO
Recepção e audiência
Desde seu lançamento, a série tem mantido uma audiência estável e crescente, atraindo mais de 10 milhões de espectadores em seus episódios iniciais. O tom emocional e as decisões criativas têm sido discutidos amplamente, com críticos afirmando que as escolhas no enredo podem impactar a recepção do público ao longo do tempo. Com uma narrativa que se desvia do jogo original, muitos fãs expressaram sua preocupação sobre a perda de tensão narrativa.
Tendências e mercado
A adaptação de jogos para a televisão está se tornando uma tendência popular, com títulos como The Witcher e Cuphead ganhando espaço nas telas. Entretanto, a crítica se intensifica quando as nuances das histórias e personagens são alteradas para facilitar a compreensão do público. “Estamos preocupados que não funcionaria se você tivesse que esperar anos para obter essa revelação” (“wouldn’t work if you had to wait years to get this pay-off”), explica Druckmann, apontando para um dilema entre manter a integridade da narrativa do jogo e a necessidade de atender a um público mais amplo.
Com a série ainda em andamento e um terceiro ciclo confirmado, o mercado de adaptações de games parece apenas aumentar. Nas próximas semanas, devemos esperar anúncios sobre novos episódios e possíveis DLCs que expandam essa narrativa densa e complexa.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)