Tesla tem pedido de Robotaxi negado por ser genérico na mobilidade autônoma

São Paulo — InkDesign News — A Tesla enfrenta um novo desafio em seu projeto de mobilidade autônoma: o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO) negou a tentativa da empresa de registrar a marca “Robotaxi” para seus veículos elétricos, por considerá-la genérica. A novidade impacta os planos da marca para o mercado de EVs compartilhados e autônomos.
Autonomia e bateria
Embora a decisão do USPTO não envolva diretamente a tecnologia de bateria, ela toca na palavra “Robotaxi”, que a Tesla quer usar para descrever seu carro elétrico dedicado ao serviço de ride-hailing autônomo. O alcance de seus veículos é um dos pontos-chave para a viabilidade da operação, com modelos atuais da Tesla alcançando entre 500 a 600 km com uma carga completa de suas baterias Li-ion. O tempo de recarga rápida pode variar, mas geralmente está em torno de 20 a 30 minutos para 80% da capacidade, fator essencial para a operação contínua da frota.
Infraestrutura de recarga
Para um serviço de mobilidade autônoma eficiente, a infraestrutura de recarga rápida é fundamental. Tesla depende de sua rede de Superchargers, que cobra em torno de US$ 0,25 por kWh, um custo competitivo para o mercado de EVs. A ampliação desta rede é crítica para suportar o futuro serviço “Robotaxi”, garantindo que os veículos possam ser rapidamente recarregados e colocados de volta nas ruas.
Tecnologia autônoma
A Tesla apresentou o Cybercab, um veículo elétrico projetado especificamente para seu serviço de transporte autônomo. O USPTO considerou que “Robotaxi” é um termo genérico usado por diversos players do setor para referir-se a serviços semelhantes, o que levou à recusa inicial do pedido de marca. A Tesla agora tem três meses para responder, oferecendo evidências de que o termo merece proteção exclusiva.
“[S]uch wording appears to be generic in the context of applicant’s goods and/or services.”
(“[S]uch wording appears to be generic in the context of applicant’s goods and/or services.”)— USPTO Examiner
O órgão solicitou ainda que a Tesla informe se outras empresas usam termos como “ROBO, ROBOT, or ROBOTIC” em seus serviços, buscando comprovar a singularidade do “Robotaxi”.
“Tesla will be allowed to submit evidence and arguments to support its argument in favor of the trademark.”
(“Tesla will be allowed to submit evidence and arguments to support its argument in favor of the trademark.”)— USPTO Examiner
Além disso, a Tesla aguarda decisão sobre seu pedido para registrar a marca “Robotaxi” na categoria de serviços de transporte e compartilhamento, incluindo “coordenar arranjos de viagem para indivíduos e grupos” e “arranjar serviços de carona por tempo determinado.”
A manifestação sobre o uso do termo “Robobus” também está em análise, ampliando a estratégia de marcas relacionadas à mobilidade autônoma da Tesla.
Com o avanço das tecnologias de autonomia e o crescimento do mercado de veículos elétricos compartilhados, a Tesla deve continuar a buscar proteção para suas marcas, enquanto aprimora a tecnologia do Cybercab para integrar suas soluções de mobilidade com infraestrutura robusta e operações eficientes.
Para mais detalhes sobre o impacto dessa decisão e a evolução dos veículos elétricos autônomos, veja também as discussões em mobilidade e EVs.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)