
São Paulo — InkDesign News —
A Tesla registra queda significativa em vendas e lucro, afetando seu posicionamento no mercado de mobilidade elétrica. O primeiro trimestre de 2025 mostrou desafios para a empresa, que enfrenta retração nas entregas de veículos elétricos (EVs) e reflexos políticos que impactam sua imagem.
Autonomia e bateria
A queda nas vendas recentes da Tesla ocorre em um contexto de linha de veículos envelhecida, embora sedãs e SUVs tenham recebido atualizações visuais. A atual plataforma usada nos veículos Model Y e Model 3 continuará sendo a base para a produção da nova linha mais acessível, prevista para iniciar em junho de 2025. Essa continuação sugere manutenção dos parâmetros técnicos já conhecidos, como alcance e desempenho das baterias de íon-lítio (Li-ion).
“Esses veículos mais baratos utilizarão aspectos de uma plataforma de próxima geração que suporta o robotáxi, mas dependerão da plataforma existente que alimenta o Model Y e o Model 3.”
(“These cheaper vehicles will use aspects of a next-generation platform that powers the robotaxi, but will rely on its existing one that powers the Model Y and Model 3.”)— Tesla, Carta aos acionistas
Infraestrutura de recarga
O impacto das tarifas comerciais dos EUA, principalmente direcionadas à China, tem afetado não apenas a produção de veículos, mas também a divisão de energia da Tesla, o que pode influenciar a expansão da infraestrutura de recarga essencial para a mobilidade EV. O custo por kWh e os tempos de recarga permanecem fatores decisivos para a aceitação desses veículos, e a empresa trabalha para mitigar efeitos de uma conjuntura política instável.
“As tarifas atuais, principalmente dirigidas à China, terão um impacto relativamente maior em nosso negócio de energia comparado ao automotivo.”
(“The current tariffs, the bulk of which are directed at China, will have a relatively larger impact on our Energy business compared to automotive.”)— Tesla, Relatório Financeiro Q1 2025
Tecnologia autônoma
No campo da tecnologia autônoma, a Tesla mantém os planos de lançar sua frota de Robotáxis inicialmente em Austin, com extensões para outras cidades ainda este ano. Porém, o avanço enfrenta críticas quanto à ausência de provas concretas de veículos operando sem intervenção humana. A nova plataforma para os veículos acessíveis incorpora tecnologias do Robotáxi, mas a viabilidade financeira do projeto permanece incerta.
“Ainda não demonstramos que os Teslas são capazes de dirigir sem intervenção humana, apesar de anos de promessas.”
(“Musk has yet to demonstrate that Teslas are capable of driving themselves without human intervention despite years of making that promise.”)— The Information, Análise Interna
Tesla reforça que permanece alinhada com a estratégia de iniciar a produção na primeira metade de 2025 e enfrenta um cenário competitivo desafiador devido à combinação de fatores econômicos, tecnológicos e políticos. Investidores observam atentamente os movimentos da empresa, que aposta em novas plataformas e maior foco nos EVs acessíveis para estabilizar e potencialmente retomar o crescimento no mercado de mobilidade elétrica.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)