- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Mobilidade & EVs

Tesla recorre a veredicto de R$ 243 milhões em caso de Autopilot

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Tesla está contestando um veredicto de $243 milhões em um processo relacionado ao seu sistema de autopilotagem, destacando questões sobre mobilidade e segurança em veículos elétricos (EVs).

Autonomia e bateria

O sistema de autopilotagem da Tesla, embora avançado, exige que o motorista mantenha as mãos no volante. Na ocorrência do acidente em questão, que ocorreu em 2019, o motorista não acionou os freios ao se aproximar de um veículo estacionado. Isso levanta preocupações sobre a confiança no desempenho EV em situações críticas, uma consideração vital para a adoção generalizada de tecnologias autônomas.

“O veredicto é contrário à lógica básica da lei de responsabilidade civil da Florida, à Cláusula do Devido Processo e ao bom senso.”
(“The verdict flies in the face of basic Florida tort law, the Due Process Clause, and common sense.”)

— Advogados da Tesla

Infraestrutura de recarga

A necessidade de uma infraestrutura de recarga confiável e acessível também é crucial para a mobilidade elétrica. Com um custo médio por kWh, os proprietários de EVs devem considerar a viabilidade econômica das recargas durante longas viagens. A Tesla está focada em expandir sua rede de supercarregadores, mas o impacto de acidentes e ações judiciais pode influenciar essas iniciativas.

Tecnologia autônoma

No julgamento, a Tesla argumentou que o motorista teve um papel crítico no acidente, sendo responsabilizado por sua “extraordinária imprudência”, ao manusear o telefone no momento do impacto. Tal defesa ressalta a responsabilidade do usuário em aceitar as limitações de tecnologias autônomas, embora a empresa enfrente críticas sobre a forma como promove suas capacidades.

“Permitindo que o veredicto permaneça, isso desencorajaria inovações e confundiria as expectativas dos consumidores.”
(“Allowing the verdict to stand would deter innovation, confound consumer expectations.”)

— Advogados da Tesla

A Tesla está em uma encruzilhada: enquanto busca redefinir a mobilidade com suas soluções autônomas, a empresa deve equilibrar a inovação com a responsabilidade. O futuro das tecnologias autônomas e a expansão do mercado de EVs podem ser moldados tanto pela aceitação do público quanto pelos desdobramentos legais.

Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!