
São Paulo — InkDesign News — A Tesla está expandindo sua presença na mobilidade elétrica ao lançar uma versão ainda mais limitada de seu serviço de robotáxi em San Francisco, despertando atenção sobre suas práticas e conformidade regulatória.
Autonomia e bateria
A nova versão do robotáxi da Tesla será disponibilizada para um grupo seleto de proprietários de veículos Tesla, permitindo um teste mais amplo de sua **Tecnologia Autônoma**. Contudo, a empresa ainda não possui as permissões necessárias para operar de forma plena na Califórnia. A Tesla detém um permissão de teste com um operador de segurança humano, mas não está licenciada para testes sem motorista ou para implementações totalmente autônomas. “Se a Tesla implantar seus robotáxis e os sistemas autônomos estiverem ativados, estará violando as regulamentações estaduais, mesmo que as corridas sejam gratuitas e haja um operador humano no volante.”
(“This means that if Tesla deploys its robotaxis and the autonomous systems are engaged it will be violating state regulations even if the rides are free and there is a human safety operator behind the wheel.”) — Fonte não citada.
Infraestrutura de recarga
Com a experiência adquirida na implementação de um serviço semelhante em Austin, a companhia está explorando a expansão para outros mercados populares, como Florida e Arizona. A infraestrutura de recarga nas novas localidades, ao que parece, será essencial para suportar a adoção e utilização de EVs. Além disso, as intervenções dos operadores de segurança na cidade de Austin ainda são desconhecidas, levantando questões sobre a segurança e a eficácia da tecnologia. “Tesla também não possui as aprovações necessárias da Comissão de Utilidades Públicas da Califórnia para oferecer serviços de passageiros autônomos ao público.”
(“Nor does Tesla have the proper permits from the California Public Utilities Commission to offer autonomous passenger service to customers…” ) — Terrie Prosper, Porta-voz da CPUC
Tecnologia autônoma
A Tesla está longe de demonstrar que seu software **Full Self-Driving (FSD)** pode ser empregado eficazmente em uma rede de robotáxis. Segundo relatórios, o serviço atualmente em operação em Austin é limitado a áreas específicas e executado com um operador de segurança. Isso contradiz as promessas feitas por Elon Musk, que mencionou um sistema autônomo capaz de realizar percursos complexos, como viajar de Los Angeles a Nova York. “O serviço é predominantemente limitado ao núcleo da cidade de Austin e principais corredores.”
(“The service is mostly limited to Austin’s downtown core and main corridors.”) — Fonte não citada.
À medida que a Tesla avança em sua jornada de mobilidade elétrica, as questões regulatórias e de segurança devem ser cuidadosamente abordadas para evitar complicações legais, especialmente em um estado tão rigoroso como a Califórnia. A continuidade na expansão para mercados como Arizona e Florida poderá oferecer uma visão mais clara sobre suas operações no futuro.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)