
Mumbai, Índia — InkDesign News —
A Tesla finalmente realizou sua entrada aguardada na Índia com a abertura de sua primeira loja, um marco significativo para a mobilidade elétrica no país. A inauguração ocorre após anos de negociações e incertezas sobre o mercado indiano de EVs.
Autonomia e bateria
O novo centro de experiência da Tesla, localizado no Maker Maxity Mall, em Bandra Kurla Complex, apresenta o modelo Y em versões de tração traseira (RWD) e longo alcance RWD, ambas importadas de Xangai. O custo da versão RWD é de ₹59,89,000 (aproximadamente $68,000), enquanto a versão de longo alcance está em ₹67,89,000 (aproximadamente $79,000).
“Os clientes indianos podem fazer pedidos do Model Y a partir de hoje em Delhi, Gurugram e Mumbai, pagando um depósito não reembolsável de ₹22,220 (aproximadamente $260). Entregas para a variante RWD estão previstas para começar no terceiro trimestre.”
(“Indian customers can order the Model Y starting today for registration in Delhi, Gurugram, and Mumbai by paying a non-refundable deposit of ₹22,220 (approx. $260). Deliveries for the RWD variant are expected to begin in Q3.”)— Tesla
Infraestrutura de recarga
A Tesla planeja estabelecer quatro estações de carregamento em Mumbai e Delhi, incluindo pontos de Supercharger e carregadores de destino. Este avanço é essencial para apoiar o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a adoção de EVs no país, que atualmente tem uma pegada relativamente pequena nesse segmento.
Tecnologia autônoma
Além disso, um addon para direção autônoma está disponível por ₹600,000 (aproximadamente $7,000). A empresa ainda pretende importar veículos de sua instalação em Berlim após a assinatura de um acordo de livre comércio Índia-União Europeia. A expectativa é que a Índia alcance 30% das vendas de veículos elétricos até 2030, oferecendo um grande potencial de mercado.
“A Índia é o quarto maior mercado automotivo, mas o país ainda enfrenta desafios em relação à adoção de veículos elétricos, principalmente devido à infraestrutura existente.”
(“India is the fourth-largest automotive market but faces challenges regarding electric vehicle adoption, mainly due to existing infrastructure.”)— Analista do setor
Com a crescente demanda por EVs, a Tesla está atenta às inovações e expansões necessárias para otimizar sua presença no país, enquanto enfrenta a competição de fabricantes locais que também estão investindo neste mercado emergente. As condições do mercado indiano, juntamente com as recentes mudanças nas taxas de importação, podem criar novas oportunidades para a Tesla expandir sua linha de produtos e melhorar a experiência do consumidor.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)