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Mobilidade & EVs

Tesla é parcialmente responsável em julgamento sobre Autopilot, $200M em danos

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São Paulo — InkDesign News — Um júri em Miami responsabilizou parcialmente a Tesla por um acidente fatal ocorrido em 2019 que envolveu o uso do sistema de assistência ao motorista Autopilot, levantando questões cruciais sobre a mobilidade e a segurança em veículos elétricos (EVs).

Autonomia e bateria

A autonomia dos veículos elétricos é um fator crítico para a adoção em massa. Modelos atuais da Tesla oferecem até 640 km com uma única carga, dependendo das condições. Contudo, a capacidade de recuperação rápida da bateria continua a ser um desafio. O tempo de recarga, utilizando infraestrutura de carregamento rápido, pode variar de 30 a 90 minutos, dependendo da potência do carregador e da capacidade da bateria.

A Tesla projetou o Autopilot “apenas para rodovias de acesso controlado, mas deliberadamente escolheu não restringir os motoristas de usá-lo em outros lugares…”
(“Tesla designed Autopilot only for controlled access highways yet deliberately chose not to restrict drivers from using it elsewhere…”)

— Brett Schreiber, Advogado Principal da Causa

Infraestrutura de recarga

A infraestrutura de recarga é essencial para a expansão da mobilidade elétrica. A Tesla já instalou mais de 25.000 Superchargers em todo o mundo, permitindo que os motoristas recarreguem suas baterias com mais eficiência. No entanto, a disponibilidade de estações de recarga continua a ser um desafio em regiões menos urbanizadas.

Tecnologia autônoma

A controvérsia em torno do Autopilot destaca a necessidade de uma tecnologia autônoma mais segura. Durante o julgamento, o júri atribuiu um terço da responsabilidade à Tesla, enquanto o motorista recebeu dois terços. Esse caso aumenta a pressão sobre as montadoras para garantir que suas inovações não coloquem a vida humana em risco.

“As mentiras da Tesla transformaram nossas estradas em pistas de teste para sua tecnologia fundamentalmente falha…”
(“Tesla’s lies turned our roads into test tracks for their fundamentally flawed technology…”)

— Brett Schreiber, Advogado Principal da Causa

Embora a Tesla tenha anunciado planos de apelar da decisão, a discussão sobre a segurança de recursos autônomos e a regulamentação de EVs está apenas começando. A empresa se prepara para implementar uma rede de Robotaxis em Austin, Texas, utilizando versões aprimoradas de seus sistemas, um passo significativo para o futuro da mobilidade.

Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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