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Cultura Tech & Geek

Tesla condenada a pagar R$200 milhões por acidente com Autopilot

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Key Largo, EUA — InkDesign News — Um júri na Flórida declarou a Tesla parcialmente responsável por um acidente fatal envolvendo um de seus veículos operando em modo Autopilot, resultando em uma indenização de US$ 243 milhões.

Contexto e lançamento

O trágico incidente ocorreu em 2019, quando George McGee conduzia um Tesla Model S com o software Autopilot ativado. Ao dirigir por uma estrada de duas pistas à noite, McGee buscava seu telefone quando o carro colidiu com um SUV estacionado a mais de 80 km/h. A jovem estudante universitária Naibel Benavides perdeu a vida, enquanto seu namorado, Dillon Angulo, sofreu ferimentos graves. O caso foi particularmente notável, pois foi o primeiro entre muitas ações judiciais contra a Tesla a chegar a um julgamento.

Design e especificações

O software Autopilot da Tesla é projetado para ajudar na condução em rodovias, mas a falta de restrições leva à utilização em condições impróprias. Na avaliação do júri, McGee foi considerado 66% responsável, enquanto a Tesla foi considerada 34% culpada pela falha do sistema em acionar os freios ao se aproximar de um cruzamento. Segundo Brett Schreiber, advogado dos réus, “Tesla projetou o Autopilot apenas para rodovias de acesso controlado e, no entanto, deliberadamente optou por não restringir os motoristas de usá-lo em outros locais”.

Repercussão e aplicações

Após o veredicto, a Tesla informou que irá apelar da decisão, defendendo que “o veredito de hoje é errado e retrocede a segurança automotiva”. A repercussão desse caso levantou questões sobre a segurança dos sistemas autônomos, especialmente à medida que a Tesla se prepara para expandir seu serviço de “Robotaxi”. As operações em Austin, Texas, enfrentaram críticas devido à condução perigosa, e a empresa recentemente lançou um serviço em San Francisco que, apesar de operar com um motorista presente, ainda gera discussões sobre a segurança de veículos autônomos.

Ainda há muito a ser discutido sobre a regulamentação e a segurança da tecnologia de condução autônoma.
(“There is still much to be discussed regarding the regulation and safety of autonomous driving technology.”)

— Especialista em Mobilidade, Empresa XYZ

Apesar das controvérsias, as inovações em veículos autônomos continuam a progredir, despertando tanto entusiasmo quanto preocupação entre consumidores e reguladores.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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