
São Paulo — InkDesign News — A Tesla lançou seu quarto “Master Plan”, traçando uma visão ampla sobre mobilidade e a adoção de robôs humanoides, além de energias sustentáveis, mas falta clareza em seus detalhes.
Autonomia e bateria
As promessas de autonomia para veículos elétricos (EVs) continuam a ser um ponto chave. Atualmente, os modelos da Tesla, como o Model Y, oferecem uma autonomia de até 528 km com uma única carga, mas consumidores têm se deparado com um tempo de recarga que varia dependendo da infraestrutura de recarga disponível. Em estações de recarga Level 3, por exemplo, é possível recarregar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos.
“A marca deve criar oportunidades que permitam a cada pessoa usar suas habilidades para realizar tudo o que imaginar.”
(“The hallmark of meritocracy is creating opportunities that enable each person to use their skills to accomplish whatever they imagine.”)— Elon Musk, CEO, Tesla
Infraestrutura de recarga
A expansão da infraestrutura de recarga ainda enfrenta desafios significativos. A Tesla anunciou planos de aumentar sua rede de Superchargers, mas o número de pontos de recarga ainda está aquém do necessário para atender à demanda crescente e impulsionar a adoção em massa dos EVs. A empresa afirmou que irá integrar novos sistemas de recarga que permitam maior rapidez e eficiência, de modo a reduzir o custo por kWh.
Tecnologia autônoma
O objetivo de tornar os veículos Tesla totalmente autônomos é uma promessa que ainda não foi cumprida integralmente. A empresa está testando serviços de robotáxi, mas esses veículos ainda apresentam monitores de segurança, o que levanta questões sobre a eficácia do sistema autônomo. Conforme afirmado, muitos modelos nas ruas não têm o hardware necessário para se tornarem totalmente autônomos, causando frustração entre os usuários.
“A Tesla tem utilizado o exemplo da sua própria evolução para convencer o mundo de que uma economia sustentável é viável.”
(“Master Plan 3 was about using Tesla as a shining example to convince the world that a sustainable economy is achievable.”)— Elon Musk, CEO, Tesla
As inovações futuras da Tesla, como o desenvolvimento de veículos robóticos e melhoria na tecnologia de recarga, poderão definir a próxima fase do mercado de mobilidade sustentável. Com a pressão crescente para atingir metas de eficiência energética, a evolução dessas tecnologias será crucial para a manutenção da liderança da empresa no setor de EVs.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)