- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Tesla anuncia recall significativo de veículos elétricos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A crescente integração da tecnologia nos automóveis, especialmente nos modelos da Tesla, traz à tona novas preocupações sobre segurança e confiabilidade. Recentemente, a montadora anunciou o recall de 7.301 SUVs Model Y devido a um defeito de software que afeta o sistema de proteção automática da janela do lado do motorista.

Contexto e lançamento

O recall foi emitido pelo Departamento de Infraestrutura, Transporte, Desenvolvimento Regional, Comunicações, Esporte e Artes da Austrália, alertando que a janela pode fechar com força excessiva, caso não detecte obstruções, o que pode aumentar o risco de lesões. Este incidente é um exemplo da dualidade da digitalização automotiva, revelando como os avanços tecnológicos podem resultar em novas vulnerabilidades.

Design e especificações

Os proprietários dos veículos afetados receberão notificações e poderão contar com uma atualização de software ao longo do ar (OTA), eliminando a necessidade de visitas a concessionárias. Modelos que já utilizam a versão de software 2025.26.6 ou mais recente não serão impactados. Este recall segue uma ação semelhante nos EUA em 2022, envolvendo mais de 1,1 milhão de Teslas, incluindo as linhas Model 3 e Model S, e um problema de segurança com as janelas automáticas.

“Os problemas de software têm causado uma série de recalls, mostrando a crescente importância de garantir a qualidade na segurança dos sistemas de veículos elétricos.”
(“Software issues have led to a series of recalls, highlighting the growing importance of ensuring safety quality in electric vehicle systems.”)

— Porta-voz, Departamento de Infraestrutura da Austrália

Repercussão e aplicações

Desde 2021, a Tesla já emitiu 17 recalls na Austrália, a maioria deles relacionados a falhas de software em vez de defeitos de hardware. Isso indica uma tendência crescente de complexidade digital em veículos. A comunidade de usuários está cada vez mais atenta à frequência dos recalls impulsionados por software, o que reforça a necessidade de aprimoramento nas práticas de garantia de qualidade.

“Precisamos de melhores sistemas de controle para garantir a segurança destes veículos que dependem tanto de software.”
(“We need better control systems to ensure the safety of these vehicles that rely so heavily on software.”)

— Analista, Indústria Automotiva

As tendências futuras no design automotivo estão ligadas a uma maior interação homem-máquina, com empresas cada vez mais investindo em sistemas de prevenção de falhas e na segurança integrada dos veículos.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!