
São Paulo — InkDesign News — A Teradyne Robotics, que inclui a Universal Robots (UR), anunciou um faturamento de US$ 75 milhões no segundo trimestre de 2025, marcando um aumento de 9% em relação ao primeiro trimestre, embora tenha registrado uma queda de 17% em relação ao ano anterior.
Tecnologia aplicada
O carro-chefe da Teradyne, o cobot UR15, introduzido no início de 2025, destaca-se como o mais rápido da linha da Universal Robots. Ele foi projetado para integrar-se perfeitamente a diversas aplicações industriais, aumentando a eficiência em tarefas repetitivas e colaborativas. Com características como sensibilidade e facilidade de programação, o UR15 se destina a otimizar as operações de montagem e manufatura.
Desenvolvimento e testes
O desenvolvimento do UR15 foi realizado através de protocolos rigorosos de validação que incluíram métricas de desempenho em ambientes de trabalho reais. Testes foram conduzidos buscando reduzir os ciclos de venda e perfeiçoar a eficiência operacional. “Recall that we executed a structural reorganization that consolidated the customer-facing sales, marketing and service organizations of UR and MiR in the first quarter of 2025,” disse Greg Smith, CEO da Teradyne. (“Lembre-se que executamos uma reorganização estrutural que consolidou as organizações de vendas, marketing e serviço voltadas para o cliente da UR e MiR no primeiro trimestre de 2025.”)
Impacto e aplicações
A adoção do UR15 promete impulsionar não apenas a capacidade produtiva das empresas que utilizam robótica colaborativa, mas também proporcionar um retorno sobre investimento significativo. Este robô é especialmente relevante para setores que buscam inovação e eficiência. “As ações em inteligência artificial e a reindustrialização em robótica avançada permanecem inalteradas; no entanto, fatores macroeconômicos a curto prazo continuam sendo um obstáculo”, apontou Sanjay Mehta, CFO da Teradyne. (“Os motores de longo prazo da IA e do onshoring em robótica avançada permanecem intactos, mas fatores macroeconômicos de curto prazo continuam a ser um obstáculo.”)
Com planos de expandir operações de fabricação nos Estados Unidos, a Teradyne espera atender melhor as demandas regionais no futuro. Nesse sentido, a empresa também estabeleceu uma nova produção na China, visando atender o crescente mercado local de robótica, conhecido por sua adoção avançada. As perspectivas para o segundo semestre de 2025 indicam um cenário potencialmente mais positivo, mesmo diante de um ambiente desafiador para a automação global.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)