
São Paulo — InkDesign News — A nova geração de consoles vem trazendo avanços significativos, especialmente para os entusiastas dos jogos portáteis. Com o lançamento do Switch 2, a expectativa é alta para equipamentos que satisfaçam as demandas de um público ávido por inovação e desempenho.
Contexto e lançamento
O Switch 2 da Nintendo surge numa era em que o mercado de jogos portáteis está se expandindo rapidamente, tanto em termos de tecnologia como de cultura gamer. As expectativas são grandes, especialmente em relação aos acessórios compatíveis, uma vez que os modelos anteriores, como o Switch original, deixaram um legado de inovação e versatilidade no consumo de mídia interativa. Controladores de terceiros têm tentado preencher lacunas deixadas pela Nintendo, mas a compatibilidade com novos dispositivos tem se mostrado um desafio.
Design e especificações
Os novos controladores da Gulikit, ES e ES Pro, foram projetados com um foco em performance. O modelo regular utiliza sticks de efeito Hall, enquanto o Pro incorpora sticks de TMR (tunnelling magnetoresistance) para oferecer maior resistência ao problema de “drift”, que afeta muitos controladores antigos. Com conectividade Bluetooth de baixa latência e uma taxa de polling de 730Hz, esses controladores garantem que as entradas sejam transmitidas de forma eficaz, diferenças que podem ser essenciais em jogos competitivos. Contudo, a limitação de compatibilidade, que se restringe a Android, Switch 1 e 2, e PCs, é uma questão que pode desviar potenciais compradores, especialmente por conta da disposição dos botões em layout Xbox.
Repercussão e aplicações
O impacto cultural do Switch 2 não reside apenas em seu design, mas também nas reações da comunidade gamer. Apesar de uma promessa de acessibilidade, muitos estão insatisfeitos com a incapacidade de controladores de terceiros, como os da PowerA, de ativar a nova versão do console. “A falta de compatibilidade com controladores que já possuímos pode ser um fator decisivo para muitos gamers”, contextualizou um representante da indústria.
A questão da conexão tem afastado gamers dos dispositivos de terceiros que poderiam oferecer uma experiência diferenciada no Switch 2.
(“The issue of connection has kept gamers from third-party devices that could provide a different experience on the Switch 2.”)— Especialista em Games, Plataforma de Jogos
Além disso, a baixa necessidade de adaptação às novas tecnologias pode se transformar em um entrave, conforme os joguinhos ficam mais complexos. “Você precisa se adaptar a um novo layout para funcionalidades que deveriam ser intuitivas,” observou outro gamer entusiasta.
A adaptação a layouts estranhos pode afastar muitos jogadores mais casuais.
(“Adapting to strange layouts can drive away many casual players.”)— Crítico de Games, Publicação Digital
Com o lançamento do Switch 2, há expectativas significativas em torno de economias futuras na produção de controladores e na possibilidade de futuras atualizações que permitam a compatibilidade desejada pela comunidade gamer, mas esses passos ainda estão longe de serem concretizados.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)