
Bhopal — InkDesign News — A intersecção entre design contemporâneo e sustentabilidade ganha destaque com o lançamento da Cadeira de Tubos de Papel, uma criação do Dhammada Collective. Este estúdio, fundado por Nipun Prabhakar, opta pela reinvenção de materiais descartados, promovendo uma nova filosofia estética e ética.
Design de produto
Inspirada nas icônicas cadeiras de teca de Pierre Jeanneret, a Cadeira de Tubos de Papel substitui o luxuoso material por tubos de papelão descartados. A estética minimalista e funcional da peça reflete um conceito de “alegria frugal” que visa democratizar o acesso ao design de qualidade para comunidades além dos grandes centros urbanos.
O processo de construção começa com a coleta de núcleos de papelão em uma gráfica local, que frequentemente seriam descartados. A marinha de cordas em vermelho vibrante, aproveitada de ateliês de tecelagem, conecta as partes em um padrão de laçamento contínuo, onde a tensão é a chave para a integridade estrutural.
Inovação e materiais
O coletivo demonstrou um entendimento profundo do comportamento dos materiais, aprendendo com protótipos iniciais que falharam. “A inserção de tubos menores em juntas críticas e a confiança na tensão, em vez de adesivos, foram aprendizados cruciais”, explica Prabhakar. Essa abordagem inovadora resulta em uma cadeira que não só se adapta ao peso do usuário, mas também permite a fácil troca de componentes, tornando a manutenção acessível.
A técnica de laçamento confere versatilidade à peça, permitindo desmontagem e reparo sem grandes complicações, o que a posiciona como uma alternativa sustentável frente ao mobiliário convencional, que geralmente é mais difícil de reparar e manter.
Sustentabilidade e impacto
A Cadeira de Tubos de Papel é uma resposta significativa à questão da sustentabilidade no design. Ao aproveitar materiais que de outra forma iriam para o lixo, a peça minimiza o impacto ambiental. Com um design aberto que convida à adaptação e experimentação, a cadeira é um chamado à revitalização das culturas de confecção locais.
“Compartilhamos experiências de construção e documentamos falhas com criadores interessados”, afirma Prabhakar, refletindo o compromisso com um processo colaborativo e acessível.
A fusão entre a geometria modernista e técnicas de produção vernaculares resulta em uma peça que transmite uma relação cultural profunda, mais próxima das tradições indiana, equilibrando modernidade e legado.
O futuro do design de móveis pode perceber um crescimento na utilização de materiais alternativos e na adoção de práticas de upcycling, criando um cenário de inovação que estará cada vez mais alinhado com as demandas sociais e ambientais.
Fonte: (yankodesign – Design)