- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

SUS realiza vacinação contra hepatite em quilombo Boa Esperança

- Publicidade -
- Publicidade -

Localidade — InkDesign News — A Gerência Estadual de Hepatites Virais (GEHV) realizará testagem e vacinação no quilombo Boa Esperança, em Areal, nesta quinta-feira (17). A ação faz parte da campanha do Julho Amarelo de conscientização sobre hepatites A, B, C e D.

Contexto e objetivos

A hepatite é uma doença infecciosa que impacta o fígado, podendo levar a complicações graves, como cirrose hepática. De acordo com dados epidemiológicos, as hepatites virais, embora silenciosas, afetam populações vulneráveis, principalmente jovens. A campanha busca aumentar a conscientização e vacinação entre esses grupos, destacando a importância do teste rápido e da imunização.

Metodologia e resultados

A testagem e vacinação foram iniciadas na localidade com a proposta de atender a necessidade de saúde pública. A iniciativa abrange a distribuição de 50.925 testes rápidos para hepatite B e 60.375 para hepatite C, além de 86.750 doses da vacina contra hepatite B. “Aqueles que nunca fizeram o teste rápido para hepatite B e C, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e realizar a testagem. Com o resultado negativo, é fundamental tomar a vacina, que protege contra a hepatite B. Para a hepatite C existe tratamento, que é eficiente em 95% dos casos”, explica a gerente estadual de hepatites virais da Secretaria de Estado de Saúde, Clarice Gdalevici.

Implicações para a saúde pública

O impacto dessa ação vai além da testagem e vacinação imediatas; busca-se criar um alerta contínuo sobre a gravidade das hepatites virais. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) destaca que é necessário fomentar a conscientização entre a população, uma vez que a imunização é espontânea. “Embora o cuidado com as hepatites deva ser permanente, a campanha serve como um importante alerta sobre essas doenças, que, apesar de graves, têm tratamento e cura,” afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A hepatite A é frequentemente transmitida por meio de alimentos ou água contaminada, enquanto as hepatites B e C têm modos de transmissão sexual e por procedimentos invasivos. A vacina disponível é eficaz para a hepatite B, reforçando a necessidade do público em geral estar informado sobre os riscos e a proteção que o Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente.

Os próximos passos incluem a continuidade das ações em outras localidades, como a aldeia Guarani, em Maricá, e a importância de engajamento da população na busca por testagem e imunização.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!