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Cultura Tech & Geek

Subnautica 2: fundadores processam publisher por atraso

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São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games enfrentam reviravoltas com a recente disputa legal envolvendo a Unknown Worlds, estúdio responsável pelo aguardado Subnautica 2, que está em meio a uma briga judicial com a Krafton, sua publisher.

Lançamento e features

A história teve início com a demissão dos fundadores da Unknown Worlds, que alegam que a Krafton não apenas os dispensou, mas também atrasou o lançamento do Subnautica 2 para 2026, complicando a chance de alcançar metas financeiras e receber um bônus de até $250 milhões. Segundo o diretor criativo da franquia, Charlie Cleveland, “processar uma companhia multimilionária de maneira pública e dolorosa não estava na minha lista de desejos” (“Suing a multi-billion dollar company in a painful, public and possibly protracted way was certainly not on my bucket list”).

“Isso precisa ser corrigido. Subnautica tem sido o trabalho da minha vida e eu jamais abandonaria intencionalmente isso.”
(“This needs to be made right. Subnautica has been my life’s work and I would never willingly abandon it.”)

— Charlie Cleveland, Diretor Criativo, Unknown Worlds

Recepção e audiência

O jogo ocupa atualmente a posição de segundo mais desejado na Steam, o que demonstra grande expectativa do público. As críticas sobre o atraso argumentam que a versão de acesso antecipado estava quase pronta, com potencial para atender aos players. Cleveland reafirmou que o jogo estava “pronto” para ser lançado, desafiando a decisão da Krafton.

Tendências e mercado

Essa disputa se soma a um histórico recente de conflitos entre estúdios e publishers, onde questões sobre prazos e participações em lucros são debatidas. Em casos similares, como o da Infinity Ward em 2010, questões de royalties e acusações de espionagem corporativa surgiram, gerando conturbação no setor.

Várias fontes revelaram que uma avaliação interna de maio de 2025 indicava que a versão do jogo estava “muito leve em conteúdo” e necessitava de 30% mais adições, incluindo novos biomas e capítulos narrativos.

Enquanto isso, a Unknown Worlds continua com aproximadamente 100 funcionários, comprometidos em entregar um jogo de qualidade, apesar das complicações legais. “Pode ter certeza que nós continuaremos com as participações.” (“You can be damned sure we’ll continue with the earnout/bonus as well.”)

“Eles merecem por todo o trabalho incrível tentando disponibilizar esse grande jogo para você.”
(“They deserve it for all their incredible work trying to get this great game into your hands.”)

— Charlie Cleveland, Diretor Criativo, Unknown Worlds

Com o futuro do Subnautica 2 e sua equipe central em jogo, a situação se torna um case de estudo sobre as complexas relações no setor de games. Aguardamos atualizações sobre o processo judicial e o impacto que essas ações terão na indústria como um todo.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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