- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Justiça

STF defende urnas eletrônicas e rebate advogado de Ramagem

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu nesta terça-feira (2) às declarações do advogado Paulo Renato Cintra, defensor do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus envolvidos no núcleo 1 da trama golpista.

Contexto jurídico

O julgamento em questão está ligado a um conjunto de acusações que envolvem a tentativa de deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro. O ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de promover desinformação com o objetivo de questionar a lisura das eleições, o que gere preocupação legal sobre a utilização de expressões como “voto impresso” e “voto auditável”. Cármen Lúcia, na qualidade de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfatizou que as urnas eletrônicas são auditáveis desde 1996, destacando a importância da transparência no processo eleitoral.

Argumentos e precedentes

Durante sua sustentação, o advogado Cintra argumentou que as expressões “voto impresso” e “voto auditável” são frequentemente confundidas e citadas como sinônimas. No entanto, Cármen Lúcia contestou essa posição, afirmando que essa confusão intencional visa criar desconfiança no eleitorado. Ela afirmou:

“Vossa Senhoria usou, com muita frequência, como se fosse a mesma coisa, não é. O que foi dito o tempo todo é essa confusão para criar uma confusão na cabeça da brasileira e do brasileiro para colocar em xeque.”
(“Your Excellency used, very frequently, as if they were the same thing, it is not. What has been said all the time is this confusion to create confusion in the mind of the Brazilian to cast doubt.”)

— Cármen Lúcia, Ministra, Supremo Tribunal Federal

Ademais, o advogado esclareceu que a utilização de tais termos foi baseada em conversas de WhatsApp entre Bolsonaro e seus aliados, que são parte da acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele também sustentou que os problemas de monitoramento ilegal ocorreram antes da posse de Ramagem na Abin.

Impactos e desdobramentos

As declarações de Cármen Lúcia podem ter profundos impactos na percepção pública sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro. O desdobramento deste julgamento poderá fortalecer ou minar a confiança do eleitorado nas instituições democráticas, especialmente à luz das recentes tentativas de deslegitimar os processos eleitorais. O resultado poderá ainda incentivar discussões sobre possíveis reformas nas legislações relativas ao voto e à transparência eleitoral.

Adicionalmente, os próximos passos legais poderão envolver o aprofundamento das investigações sobre as práticas de desinformação e a responsabilização de figuras-chave no processo.

Como conclusão, esse caso ressalta a urgência de um debate mais amplo sobre a integridade eleitoral e a necessidade de uma legislação que defenda a transparência e a confiança do público nas eleições brasileiras.

Fonte: (Agência Brasil – Justiça)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!