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Cultura Tech & Geek

Steam revela Peak como experiência inovadora em games

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São Paulo — InkDesign News — O novo jogo Peak, desenvolvido pela Aggro Crab, tem chamado a atenção na cultura geek ao se tornar uma das maiores surpresas do Steam em 2025, com um foco em escaladas e interações sociais inusitadas entre amigos.

Lançamento e features

Inicialmente apresentado em 2024, Peak foi desenvolvido em uma intensa sessão de crunch de quatro semanas em fevereiro deste ano. O jogo se destaca como um simulador de escalada para amigos, onde os jogadores controlam avatares infantis em um ambiente 3D, enfrentando terrenos perigosos como penhascos íngremes e lagos de lava. Disponível por apenas $8, o título já vendeu mais de 5 milhões de cópias em seu primeiro mês.

Recepção e audiência

A recepção crítica foi positiva, com o jogo mantendo uma classificação “maioria positiva” entre mais de 40 mil avaliações de usuários. Um jogador comentou:

“Descrevi aos meus amigos, em pânico, que a lava estava subindo, mesmo que não estivesse, e um amigo entrou em pânico e morreu por causa disso.”
(“Told my friends with panic in my voice that the lava is rising even though it wasn’t, one friend panicked and died because of it.”)

— Jogador, Steam

As análises no Steam refletem um fenômeno interessante onde a dinâmica social do jogo provoca tanto drama quanto humor, o que tem gerado muitos momentos compartilháveis nas redes sociais.

Tendências e mercado

O surgimento de jogos como Peak evidencia uma tendência crescente na indústria de jogos, onde experiências sociais e interativas atraem os jogadores de maneira eficaz. Nick Kaman, chefe do estúdio, afirmou que o projeto nasceu “principalmente por ciúmes” e que a equipe estava motivada por uma necessidade de retornar às raízes com um projeto menos extenso.

“Enquanto o processo de desenvolvimento anterior foi desgastante, Peak foi feito em um tempo muito menor e tem sido um sucesso.”
(“At the time we were on the precipice of launching our biggest game ever, Another Crab’s Treasure—a 3+ year-long project that burnt a lot of us out. While it was a success, Content Warning was a much bigger one made in MUCH less time.”)

— Nick Kaman, Chefe de Estúdio, Aggro Crab

Com eventos futuros ou DLCs ainda não anunciados, Peak promete impactar ainda mais o cenário dos jogos sociais, mostrando que a simplicidade e a interação podem ser a chave para o sucesso no mercado atual.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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