
São Paulo — InkDesign News — O novo jogo Peak, desenvolvido pela Aggro Crab, tem chamado a atenção na cultura geek ao se tornar uma das maiores surpresas do Steam em 2025, com um foco em escaladas e interações sociais inusitadas entre amigos.
Lançamento e features
Inicialmente apresentado em 2024, Peak foi desenvolvido em uma intensa sessão de crunch de quatro semanas em fevereiro deste ano. O jogo se destaca como um simulador de escalada para amigos, onde os jogadores controlam avatares infantis em um ambiente 3D, enfrentando terrenos perigosos como penhascos íngremes e lagos de lava. Disponível por apenas $8, o título já vendeu mais de 5 milhões de cópias em seu primeiro mês.
Recepção e audiência
A recepção crítica foi positiva, com o jogo mantendo uma classificação “maioria positiva” entre mais de 40 mil avaliações de usuários. Um jogador comentou:
“Descrevi aos meus amigos, em pânico, que a lava estava subindo, mesmo que não estivesse, e um amigo entrou em pânico e morreu por causa disso.”
(“Told my friends with panic in my voice that the lava is rising even though it wasn’t, one friend panicked and died because of it.”)— Jogador, Steam
As análises no Steam refletem um fenômeno interessante onde a dinâmica social do jogo provoca tanto drama quanto humor, o que tem gerado muitos momentos compartilháveis nas redes sociais.
Tendências e mercado
O surgimento de jogos como Peak evidencia uma tendência crescente na indústria de jogos, onde experiências sociais e interativas atraem os jogadores de maneira eficaz. Nick Kaman, chefe do estúdio, afirmou que o projeto nasceu “principalmente por ciúmes” e que a equipe estava motivada por uma necessidade de retornar às raízes com um projeto menos extenso.
“Enquanto o processo de desenvolvimento anterior foi desgastante, Peak foi feito em um tempo muito menor e tem sido um sucesso.”
(“At the time we were on the precipice of launching our biggest game ever, Another Crab’s Treasure—a 3+ year-long project that burnt a lot of us out. While it was a success, Content Warning was a much bigger one made in MUCH less time.”)— Nick Kaman, Chefe de Estúdio, Aggro Crab
Com eventos futuros ou DLCs ainda não anunciados, Peak promete impactar ainda mais o cenário dos jogos sociais, mostrando que a simplicidade e a interação podem ser a chave para o sucesso no mercado atual.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)