- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Climate / GreenTech

Startup de Nova Jersey reduz custo de cobre com cleantech

- Publicidade -
- Publicidade -

Nova Jersey — InkDesign News — Com a crescente demanda por cobre, uma startup local apresenta uma tecnologia inovadora que promete não apenas reduzir custos, mas também atender a necessidade crescente de sustentabilidade na mineração.

Tecnologia renovável

A Still Bright, fundada em 2022, desenvolveu um método eficiente para extrair cobre, permitindo recuperar quase todo o metal presente em minérios comuns, sem a necessidade de processos pré-tratamento que costumam desperdiçar até 20% do material. Essa inovação surge em meio à crescente necessidade de novas minas para atender a demanda, estimada em mais de 60 novas operações anualmente.

“O fato de já termos extraído o que era fácil de minerar, e a necessidade de muitas mais minas entrarem em produção a cada ano — parece uma impossibilidade, como se não houvesse um caminho para chegar lá.”
(“The fact that we’ve already mined the easily mineable stuff, and the fact that we need many more mines to come into production every year — we’re talking like 60-plus mines — is it seems like an impossibility, like there’s no path to get there.”)

— Randy Allen, Co-fundador e CEO, Still Bright

Redução de CO₂

A tecnologia da Still Bright utiliza uma solução à base de vanádio para extrair cobre, evitando a poluição gerada por métodos convencionais que queimam partes indesejadas do minério. Quando a solução de vanádio está saturada, é regenerada através de um processo elétrico, o que minimiza as emissões e o impacto ambiental da extração.

“Qualquer cobre que foi perdido como resíduo, nós podemos processar e recuperá-lo.”
(“Any copper that was lost as waste, we can actually process that and get the copper back.”)

— Randy Allen, Co-fundador e CEO, Still Bright

Casos de uso

A empresa levantou uma rodada de investimento de US$ 18,7 milhões, com o objetivo de aumentar sua produção de cobre de duas toneladas anuais para 500 toneladas nos próximos anos. O desenvolvimento de uma unidade demonstrativa está previsto para 2027 ou 2028, culminando em um sistema comercial que produzirá 10 mil toneladas por ano. A modularidade do sistema permite a instalação em minas de diferentes escalas, agregando valor financeiro significativo.

À medida que o mundo se dirige para uma economia mais verde, a capacidade de empresas como a Still Bright de fornecer soluções sustentáveis será crucial. A combinação de tecnologias de ponta e práticas responsáveis pode não apenas atender à demanda crescente por cobre, mas também transformar a abordagem da indústria em relação ao meio ambiente.

Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!