
São Paulo — InkDesign News — Após treze anos de desenvolvimento e um impressionante investimento de US$ 800 milhões, Star Citizen, o simulador espacial mais ambicioso de todos os tempos, continua sua jornada em acesso antecipado, sem uma data de lançamento definida.
Detalhes da missão
A ideia inicial de Star Citizen surgiu após o sucesso do Kickstarter em 2012, onde mais de US$ 2,1 milhões foram arrecadados. Desde então, a desenvolvedora Cloud Imperium Games (CIG) lançou diversos módulos, permitindo aos jogadores uma prévia das mecânicas de jogo e das funcionalidades. O primeiro módulo lançado, o Hangar, permitiu que jogadores interagissem com suas naves adquiridas através do financiamento. Em 2014, um primeiro módulo, Arena Commander, foi disponibilizado, oferecendo uma experiência inicial de combate e corridas. No entanto, a promessa de um lançamento completo em novembro de 2014 não se concretizou.
Tecnologia e objetivos
Star Citizen se destaca pela profundidade dos seus sistemas. A saúde do personagem é dividida em partes do corpo, com ferimentos exigindo tratamento médico específico. A proposta inclui diversas carreiras, como mineração, comércio e caça de recompensas. A complexidade das interações é evidenciada por sua tecnologia de mesclagem de servidores, que permite uma experiência mais fluida para os jogadores. Chris Roberts, criador do jogo, afirmou em um comunicado:
“A nossa busca pela jogabilidade envolve áreas críticas – desempenho, estabilidade e conteúdo.”
(“Our drive for playability surrounds three critical areas – performance, stability, and content.”)— Chris Roberts, Criador, Cloud Imperium Games
Próximos passos
Para 2025, a CIG se comprometeu a aumentar a jogabilidade e a corrigir falhas no sistema. O jogo permanece em sua fase alpha, e desenvolvimentos futuros incluem a continuação da expansão do universo persistente. No CitizenCon 2023, foi anunciado que Squadron 42, um componente da série originalmente proposto como tutorial, agora promete uma campanha de jogador único, mas sua data de lançamento foi prorrogada para 2026. Sobre a expectativa de lançamento, Roberts declarou:
“Squadron 42 será finalizado quando estiver pronto, não será lançado apenas para atender uma data.”
(“Squadron 42 will be done when it is done, and will not be released just to make a date.”)— Chris Roberts, Criador, Cloud Imperium Games
O impacto de Star Citizen na exploração espacial virtual ilustra as ambições da indústria de jogos de simulação. A evolução constante do projeto revela tanto as complexidades do desenvolvimento de jogos modernos quanto a rica tapeçaria das possíveis interações dentro de um universo expansivo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)