
São Paulo — InkDesign News — A crescente demanda por soluções em cloud obriga empresas a buscarem ferramentas eficazes para governança e controle de custos. Stacklet, plataforma especializada em governança e otimização, destaca-se nesse cenário de intensificação do uso em nuvem.
Arquitetura
Stacklet oferece uma plataforma que centraliza a governança de dados e políticas em múltiplas nuvens, contas e regiões, com foco em segurança, conformidade regulatória e otimização de custos. Integra um conjunto de pacotes de políticas pré-definidas, que correspondem às melhores práticas de acesso e controle para recursos em nuvem, permitindo ainda a customização dessas regras.
Além disso, a empresa mantém o projeto open source Cloud Custodian, uma ferramenta criada originalmente pelos fundadores da Stacklet, Travis Stanfield e Kapil Thangavelu, quando ainda atuavam no Capital One. O software funciona como um motor de regras stateless acessado via CLI, e foi incorporado à Cloud Native Computing Foundation (CNCF) em 2019, garantindo sua permanência e desenvolvimento aberto.
“Stacklet helps enterprises manage their data governance stance across different clouds, accounts, policies and regions, with a focus on security, cost optimization and regulatory compliance. The service offers its users a set of pre-defined policy packs that encode best practices for access to cloud resources, though users can obviously also specify their own rules. In addition, Stacklet offers a number of analytics functions around policy health and resource auditing, as well as a real-time inventory and change management logs for a company’s cloud assets.”
— Frederic Lardinois, TechCrunch
Tradução: “A Stacklet ajuda empresas a gerenciar sua postura de governança de dados através de diferentes nuvens, contas, políticas e regiões, com foco em segurança, otimização de custos e conformidade regulatória. O serviço oferece aos usuários um conjunto de pacotes de políticas pré-definidos que codificam as melhores práticas para acesso a recursos em nuvem, embora usuários possam também especificar suas próprias regras. Além disso, a Stacklet oferece várias funções analíticas sobre a saúde das políticas e auditoria de recursos, bem como um inventário em tempo real e logs de gerenciamento de mudanças para os ativos em nuvem de uma empresa.”
Custo e ROI
Em relação ao controle financeiro, Stacklet foca em otimizar continuamente o uso dos recursos em nuvem, alinhando as operações dos desenvolvedores às melhores práticas de eficiência dentro do domínio conhecido como FinOps. A crescente popularidade da inteligência artificial, que demanda alta capacidade computacional, intensificou a necessidade de controle rigoroso dos gastos com cloud.
“Certainly as folks continue to evolve their own products and services and push deeper into cloud, they need to have the expenditures well controlled, and what we essentially focus on in the FinOps domain is the continuous usage optimization — everything that the developers might be using in cloud, and keeping that aligned to their efficiency best practices,”
— Travis Stanfield, CEO, Stacklet
Tradução: “Certamente, à medida que as pessoas continuam a evoluir seus próprios produtos e serviços e avançam mais profundamente na nuvem, elas precisam controlar bem os gastos, e o que focamos essencialmente no domínio FinOps é a otimização contínua do uso — tudo que os desenvolvedores possam estar utilizando em nuvem, mantendo isso alinhado às melhores práticas de eficiência.”
Em 2023, a receita da Stacklet triplicou ano a ano, reflexo da crescente demanda por controle de custo e governança em cloud. Recentemente, a empresa captou uma nova rodada de investimento de US$ 14,5 milhões liderada pela SineWave VC com participação de outros investidores como Strait Capital e Capital One Ventures.
Escalabilidade
A plataforma oferece suporte para múltiplas nuvens e regiões, oferecendo visibilidade e auditoria em tempo real, além de logs de mudanças. Esse conjunto de funcionalidades permite às organizações escalar suas operações em nuvem com controle, mitigando riscos relacionados a segurança e conformidade. A separação clara entre o código open source e o produto comercial agrega valor, evitando que a versão gratuita canibalize a oferta paga.
“The open source project is a stateless rules engine. It’s just a CLI (command line interface). With our commercial product, we bring a platform to help people accelerate out of the box with context, and give them value and additional capabilities that don’t exist within the open source piece,”
— Kapil Thangavelu, Cofundador, Stacklet
Tradução: “O projeto open source é um motor de regras stateless. É apenas uma interface de linha de comando. Com nosso produto comercial, oferecemos uma plataforma para ajudar as pessoas a acelerarem rapidamente com contexto, oferecendo valor e capacidades adicionais que não existem na parte open source.”
Com a crescente pressão econômica refleita em decisões de investimentos mais cautelosas, Stacklet se posiciona para equilibrar crescimento e eficiência, investindo para acelerar apenas quando fizer sentido estratégico.
Fique atento às próximas atualizações ou expansões no portfólio da Stacklet, que prometem reforçar ainda mais o controle e governança para ambientes em nuvem diversificados e complexos.
Para mais conteúdos sobre cloud computing e SaaS, acesse nossas tags cloud computing e saas.
Fonte: (TechCrunch – Cloud Computing)