Sprive fintech levanta US$7,3M para facilitar pagamentos de hipoteca

Londres — InkDesign News —
A fintech britânica Sprive lançou uma plataforma focada em acelerar o pagamento de hipotecas com automação e recompensas em cashback. Voltada ao mercado do Reino Unido, a solução utiliza dados financeiros para ajudar os usuários a economizarem até £10.000 ao longo do contrato.
Rodada de investimento
A Sprive, criada em 2021, concluiu uma captação de £5,5 milhões (US$ 7,3 milhões), liderada pela Ascension, um fundo de venture capital focado em investimentos de impacto. Também participaram Channel 4 Ventures, Velocity Capital e Two Magnolias. A Ascension apoia outras fintechs do setor financeiro e hipotecário, como Tembo e Goodstack.
API e integração
A plataforma conecta a conta bancária do usuário e monitoriza compras em grandes supermercados do Reino Unido, convertendo economias em pagamentos extras de hipoteca automaticamente. A Sprive otimiza o uso de ofertas de cashback e cupons de desconto para reduzir os juros e o tempo total do financiamento.
“Lenders are looking to innovate in the mortgage industry, but they rely on mortgage advisers for remortgages,” CEO Jinesh Vohra told TechCrunch. “To entice a customer to re-mortgage, they rely on mortgage advisers who are nondigital and fragmented. So it’s very, very expensive to innovate. But we have access to their spending information, their mortgage information, their credit information, and their property information.”
— Jinesh Vohra, CEO, Sprive
O modelo de negócios da Sprive antecipa receitas a cada operação: seja ao economizar com compras diárias, seja na comissão pelo refinanciamento, realizado em uma plataforma digital que promove a otimização contínua das condições da hipoteca.
“Every time someone shops or switches mortgages, we make money. Within 15 minutes of shopping, you get money towards your mortgage, and we scan the market every day for better mortgage deals. Every time a customer refinances, we get commission from the mortgage lender.”
— Jinesh Vohra, CEO, Sprive
Regulação
O serviço estipula um uso responsável dos dados do usuário, integrando informações sob regulamentações financeiras vigentes no Reino Unido, com foco em proteção ao consumidor e transparência. A proposta da Sprive busca digitalizar um segmento tradicionalmente fragmentado e pouco automatizado, apoiando-se em APIs que cruzam dados de gastos, crédito e hipoteca.
Este ecossistema fintech pode influenciar o mercado hipotecário britânico ao reduzir custos para consumidores e melhorar a captação de novas operações por parte dos credores.
Com os recursos captados, a Sprive mira aumentar a adesão da base atual e expandir as funcionalidades da plataforma, incluindo melhorias em automação e oferta de novos produtos financeiros integrados.
Para o futuro, a startup planeja ampliar parcerias e fortalecer o uso de tecnologia para facilitar o pagamento antecipado e a contratação digital de hipotecas.
Veja mais sobre inovação em fintechs no Reino Unido em Fintech e modelos de pagamento em Pagamentos.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)