- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Spain financia Thirty Meter Telescope; Trump sugere cancelamento

- Publicidade -
- Publicidade -

La Palma — InkDesign News —

Na quarta-feira, 23 de julho, Diana Morant, Ministra de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha, anunciou que o governo espanhol oferecerá até 400 milhões de euros (US$ 471 milhões) para salvar o Projeto do Telescópio de Trinta Metros (TMT) — uma vasta instalação de observação astronômica que enfrenta a possível suspensão devido a restrições orçamentárias nos EUA.

Detalhes da missão

Originalmente, o TMT foi planejado para ser construído no Mauna Kea, no Havai, um local privilegiado devido às suas condições excepcionais de observação, com céus noturnos de baixa poluição luminosa. O desenvolvimento do TMT, no entanto, tem enfrentado diversos desafios, e a proposta orçamentária do governo Trump para o ano fiscal de 2026 visa eliminar o financiamento para o projeto. A Espanha, propondo a construção do TMT na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, espera reverter essa situação.

Tecnologia e objetivos

Com a oferta bilionária, a construção do TMT não apenas incluirá o telescópio em si, mas também promete décadas de operações científicas, gerando empregos qualificados e um impulso econômico e social significativo para a região. Morant enfatizou a capacidade e a vontade política da Espanha de se afirmar como um centro de excelência em astronomia.

“Se completado, isso envolverá não apenas a construção do telescópio, mas também décadas de operações científicas, a criação de empregos qualificados e um impulso econômico e social para a ilha.”
(“If completed, it will involve not only the construction of the telescope, but also decades of scientific operations, the creation of skilled employment and an economic and social boost for the island.”)

— Diana Morant, Ministra de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha

Próximos passos

Além de facilitar o avanço do projeto, a mudança de local pode ser vista de maneira positiva pelas comunidades próximas ao Mauna Kea, que consideram a montanha sagrada. Apesar de diversas controvérsias e protestos em torno do TMT, a proposta da Espanha reflete um comprometimento renovado com a ciência e com infraestruturas científicas importantes para o progresso do conhecimento global. A ministra destacou o papel da Espanha em um momento em que outros países estão reduzindo seus investimentos em ciência.

“Enquanto alguns países reduzem investimentos em ciência e até negam essa área, a Espanha é um abrigo para a ciência, o lar de cientistas que buscam avançar e desenvolver seus projetos.”
(“While some countries are cutting back on investments in science and even denying it, Spain is a haven for science, the home of scientists seeking to advance and develop their projects.”)

— Diana Morant, Ministra de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha

O futuro do TMT ainda é incerto, particularmente com a proposta orçamentária do governo dos EUA afetando significativamente o financiamento da ciência. Se avançar, o TMT deverá contribuir enormemente para o conhecimento humano e para a exploração espacial.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!