SpaceX recebe aprovação da FAA para 25 lançamentos Starship por ano

Brownsville, Texas — InkDesign News — A SpaceX obteve a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para aumentar o número de lançamentos do seu foguete Starship a partir de sua base em South Texas, permitindo até 25 lançamentos e pousos anuais no complexo Starbase, localizado próximo a Brownsville.
Detalhes da missão
O foguete Starship, o maior e mais potente já construído, é projetado para ser totalmente reutilizável e tem como objetivo viabilizar economicamente a colonização de Marte. A aprovação recente da FAA, expressa em um documento final de avaliação ambiental (Environmental Assessment – EA), amplia em cinco vezes a cota anual de lançamentos, passando de 5 para 25, incluindo até 25 pousos por ano para cada um dos dois estágios do veículo: o propulsor Super Heavy e a espaçonave superior, Starship.
Até o momento, o protótipo Starship realizou oito voos experimentais, dois deles em 2025. Ambas as missões deste ano demonstraram o desempenho eficiente do booster Super Heavy, que conseguiu retornar para o pouso na base graças ao sistema de captura conhecido como “braços garra” da torre de lançamento. Contudo, a espaçonave superior apresentou falhas durante o voo, fragmentando-se em menos de dez minutos após a decolagem, cujos destroços caíram sobre as ilhas Turks e Caicos, além das Bahamas.
Tecnologia e objetivos
O Starship representa um avanço significativo em tecnologia aeroespacial, concebido para ser um sistema reutilizável rapidíssimo, com capacidade para transportar cargas e tripulação a destinos no espaço profundo. A inovação tecnológica reside no desenvolvimento do grande propulsor Super Heavy aliado à espaçonave Starship, que juntos prometem transformar a logística espacial e ampliar a presença humana fora da Terra.
Ao analisar esta avaliação final, a FAA determinou que a ‘modificação na licença de operação do veículo, que permite a cadência aumentada de lançamentos e pousos do Starship/Super Heavy, não causaria impacto significativo à qualidade do ambiente humano conforme previsto na NEPA’ (“modifying SpaceX’s vehicle operator license supporting the increased launch and landing cadence of the Starship/Super Heavy launch vehicle would not significantly impact the quality of the human environment within the meaning of NEPA”).
— FAA, Agência Federal de Aviação dos EUA
“Starship é o foguete mais poderoso já construído e seu design reutilizável representa uma mudança de paradigma na exploração espacial” (“Starship is the biggest and most powerful rocket ever built, and it’s designed to be fully and rapidly reusable”).
— Elon Musk, Fundador da SpaceX
Próximos passos
Atualmente, a SpaceX está se preparando para o nono voo de teste do Starship, tendo conduzido testes de motor tanto no propulsor Super Heavy quanto na espaçonave Starship. Ainda não há data definida para o próximo lançamento, mas a expectativa é que as operações de voo se tornem mais frequentes a partir da permissão obtida.
Além do desenvolvimento dos testes de voo, a SpaceX segue otimista em relação à viabilização da colonização marciana com o foguete, enquanto a base em South Texas se aproxima da formalização como a mais nova cidade do Texas, fortalecendo a infraestrutura local para suportar voos espaciais frequentes.
Esse avanço sinaliza um marco importante na exploração espacial, expandindo a capacidade operacional e acelerando o desenvolvimento tecnológico para futuros voos tripulados e missões interplanetárias, colocando o Starship como protagonista na nova era da exploração do espaço.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)