- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX realiza nona missão de foguete Starship, termina em giro

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A SpaceX testou sua nave Starship em uma missão que culminou em uma reentrada descontrolada no Oceano Índico. Apesar das dificuldades, a separação da Starship do foguete Super Heavy foi bem-sucedida, mantendo o foco na pesquisa espacial.

Detalhes da missão

O voo de teste, realizado em uma terça-feira à noite, marcava a nona tentativa da SpaceX e representou um avanço em relação aos testes anteriores. A Starship foi lançada a partir da instalação da SpaceX no sul do Texas e utilizou um Super Heavy que já havia sido recuperado em um voo anterior.

A Starship foi incapaz de abrir uma escotilha lateral para implantar satélites de simulação em um dos testes planejados, levando a complicações logo após a separação.
(“The ship was unable to open a side cargo hatch to deploy mock satellites in one planned test.”)

— SpaceX, Empresa

A missão visava testar a capacidade da Starship de realizar múltiplas tarefas em órbita, mas a falha na abertura da escotilha e a perda de controle de atitude significaram que a nave não conseguiu realizar algumas de suas funções planejadas.

Orçamento e cronograma

A missão faz parte de um investimento significativo da SpaceX em tecnologia de exploração espacial, após receber recente aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para realizar o teste. A FAA havia expandido as áreas de risco durante as operações, devido a incidentes anteriores de explosão.

Após completar uma investigação na perda da Starship em seu oitavo teste de voo, a SpaceX fez várias alterações no hardware para aumentar a confiabilidade.
(“After completing an investigation in the loss of Starship on its eighth flight test, SpaceX made several hardware changes to increase reliability.”)

— SpaceX, Empresa

Os custos totais associados à missão ainda não foram divulgados, mas a SpaceX continua comprometida com suas iniciativas de segurança e inovação nesta área.

Resultados científicos

Apesar das falhas, a missão foi vista como um passo positivo para a SpaceX, sendo a mais suave do ano, após duas explosões anteriores. O sucesso da separação significa progressos significativos na tecnologia de lançamentos comerciais, com um foco futuro em expandir a utilização de LEO e GTO.

A SpaceX limpou o espaço aéreo à medida que a Starship descia, demonstrando medidas adequadas de segurança durante o voo.
(“SpaceX had cleared the surrounding airspace where Starship was coming down.”)

— SpaceX, Empresa

Os próximos passos incluem avaliações contínuas e futuros testes para refinar a tecnologia de lançamentos, que promete um impacto significativo no avanço da pesquisa e exploração espacial.

Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!