SpaceX lança satélite misterioso em órbita de transferência geostacionária

Cabo Canaveral — InkDesign News — A SpaceX lançou um satélite misterioso para a órbita de transferência geostacionária (GTO) na manhã de domingo, 13 de julho. O foguete Falcon 9 partiu da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral às 1h04 EDT (05h04 GMT), em uma missão nomeada Commercial GTO-1.
Detalhes da missão
A carga útil, ainda não identificada oficialmente, é amplamente acreditada ser um satélite de comunicação israelense chamado Dror-1. Este lançamento marcou o 13º voo e pouso bem-sucedido do estágio primeiro do Falcon 9, designado B1083, que tocou a superfície do navio autônomo da SpaceX, “Just Read the Instructions”, no Oceano Atlântico, cerca de 8,5 minutos após o lançamento.
Tecnologia e objetivos
O Dror-1 é um satélite de comunicação geostacionário desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) e destina-se a atender às necessidades de comunicação via satélite de Israel nos próximos 15 anos.
“Dror-1 é composto principalmente por tecnologias israelenses locais desenvolvidas na IAI, incluindo um avançado payload de comunicação digital e capacidades de ‘smartphone no espaço’, para fornecer agilidade na comunicação ao longo da vida útil do satélite.”
(“Dror-1 is comprised primarily of local Israeli technologies developed at IAI, including an advanced digital communication payload and ‘smartphone in space’ capabilities, to provide communication agility throughout the satellite’s lifetime in space.”)— NextSpaceflight.com
Próximos passos
Ainda não foi fornecido um cronograma específico para a implantação do satélite Commercial GTO-1. O impacto esperado do Dror-1 no avanço das comunicações em Israel torna esta missão um ponto focal de interesse para a comunidade científica e tecnológica.
A órbita geostacionária, a qual se localiza a aproximadamente 35.786 quilômetros da Terra, é crucial para satélites que buscam uma posição estável sobre um ponto específico do planeta. Esta orbita permite que os satélites mantenham uma velocidade orbital que corresponde à rotação da Terra.
A missão da SpaceX não apenas reforça a capacidade de lançamentos comerciais, mas também sublinha o papel crescente de Israel na inovação espacial. Com o estabelecimento de novas capacidades de comunicação, a adequação de tecnologias locais à demanda global é uma demonstração clara da evolução técnica no campo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)