- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX lança satélite misterioso em órbita de transferência geostacionária

- Publicidade -
- Publicidade -

Cabo Canaveral — InkDesign News — A SpaceX lançou um satélite misterioso para a órbita de transferência geostacionária (GTO) na manhã de domingo, 13 de julho. O foguete Falcon 9 partiu da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral às 1h04 EDT (05h04 GMT), em uma missão nomeada Commercial GTO-1.

Detalhes da missão

A carga útil, ainda não identificada oficialmente, é amplamente acreditada ser um satélite de comunicação israelense chamado Dror-1. Este lançamento marcou o 13º voo e pouso bem-sucedido do estágio primeiro do Falcon 9, designado B1083, que tocou a superfície do navio autônomo da SpaceX, “Just Read the Instructions”, no Oceano Atlântico, cerca de 8,5 minutos após o lançamento.

Tecnologia e objetivos

O Dror-1 é um satélite de comunicação geostacionário desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) e destina-se a atender às necessidades de comunicação via satélite de Israel nos próximos 15 anos.

“Dror-1 é composto principalmente por tecnologias israelenses locais desenvolvidas na IAI, incluindo um avançado payload de comunicação digital e capacidades de ‘smartphone no espaço’, para fornecer agilidade na comunicação ao longo da vida útil do satélite.”
(“Dror-1 is comprised primarily of local Israeli technologies developed at IAI, including an advanced digital communication payload and ‘smartphone in space’ capabilities, to provide communication agility throughout the satellite’s lifetime in space.”)

— NextSpaceflight.com

Próximos passos

Ainda não foi fornecido um cronograma específico para a implantação do satélite Commercial GTO-1. O impacto esperado do Dror-1 no avanço das comunicações em Israel torna esta missão um ponto focal de interesse para a comunidade científica e tecnológica.

A órbita geostacionária, a qual se localiza a aproximadamente 35.786 quilômetros da Terra, é crucial para satélites que buscam uma posição estável sobre um ponto específico do planeta. Esta orbita permite que os satélites mantenham uma velocidade orbital que corresponde à rotação da Terra.

A missão da SpaceX não apenas reforça a capacidade de lançamentos comerciais, mas também sublinha o papel crescente de Israel na inovação espacial. Com o estabelecimento de novas capacidades de comunicação, a adequação de tecnologias locais à demanda global é uma demonstração clara da evolução técnica no campo.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!