- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX lança missão da NASA para mapear limites do sistema solar

- Publicidade -
- Publicidade -

Cape Canaveral — InkDesign News — A SpaceX está programada para lançar três espaçonaves em uma missão singular de estudo da influência do sol em todo o sistema solar. A decolagem ocorrerá em 23 de setembro às 7h32, EDT (11h32 GMT), a partir do Complexo de Lançamento 39A do Kennedy Space Center da NASA, na Flórida.

Detalhes da missão

O foguete Falcon 9 da SpaceX transportará a Prova de Mapeamento e Aceleração Interstelar (IMAP) da NASA, a espaçonave Space Weather Follow-on (SWFO-L1) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA e o Observatório Geocorona Carruthers da NASA. Essas três espaçonaves têm como destino o Ponto Lagrange 1 (L1), uma posição orbital estável e permanentemente iluminada pelo sol, localizada a cerca de 930.000 milhas (1,5 milhão de quilômetros) da Terra.

Tecnologia e objetivos

A IMAP é a primeira espaçonave dedicada a mapear a fronteira externa da heliosfera, a vasta bolha magnética que envolve nosso sistema solar, formada pelo vento solar. Com 10 instrumentos, desenvolvidos por equipes nos Estados Unidos e com contribuições de 27 parceiros internacionais, a IMAP medirá o vento solar, a poeira interestelar e partículas carregadas, além de monitorar continuamente o clima solar. O objetivo é criar um entendimento mais completo da relação entre a Terra e o sol.

“A IMAP fornecerá avisos a partir da Artemis 2 e 3 sobre tempestades de radiação prejudiciais mais rápido do que qualquer outra espaçonave fez antes”, disse Nicky Fox, administradora associada da Diretoria de Missão de Ciência da NASA.

— Nicky Fox, Administradora Associada, NASA

O SWFO-L1 atuará como um sistema de alerta solar, monitorando o clima espacial e partículas energéticas em tempo real, contribuindo para modelos de previsão da NOAA que visam proteger satélites e redes de comunicação de tempestades geomagnéticas. Além disso, o Observatório Geocorona Carruthers se concentrará em estudar a exosfera da Terra, uma camada atmosférica tênue que se estende até quase a metade da distância da Terra à lua.

Próximos passos

Os dados coletados pela IMAP auxiliarão os cientistas a entender melhor a física fundamental da heliosfera e seu papel na proteção da Terra e dos viajantes espaciais contra raios cósmicos. O impacto das descobertas será significativo, oferecendo novos insights sobre a evolução planetária e contribuindo para a busca por exoplanetas habitáveis.

“Os dados da IMAP nos ajudarão a entender melhor a física fundamental da heliosfera”, afirmou David McComas, investigador principal da missão.

— David McComas, Investigador Principal, Missão IMAP

Este lançamento marca um avanço crucial na exploração espacial e no entendimento das interações entre a Terra e o sol, promovendo um legado significativo para futuras investigações científicas.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!