
Cabo Canaveral — InkDesign News — No dia 8 de julho de 2025, a SpaceX lançou 28 satélites Starlink em uma missão de ampliação de sua constelação em órbita baixa da Terra, utilizando um foguete Falcon 9 que decolou do Cabo Canaveral, na Flórida.
Detalhes da missão
A missão foi realizada às 4h21 EDT (08h21 GMT), quando o foguete Falcon 9 levantou voo do Espaço de Lançamento 40. Aproximadamente nove minutos após a decolagem, os satélites alcançaram o espaço, sendo posteriormente implantados em órbita cerca de 50 minutos depois. O primeiro estágio do foguete, designado como Booster 1077, completou sua 22ª viagem ao espaço, pousando com sucesso na embarcação robótica “A Shortfall of Gravitas” no Oceano Atlântico.
Tecnologia e objetivos
A rede Starlink, desenvolvida pela SpaceX, visa fornecer acesso à internet de banda larga em regiões do globo onde outras formas de cobertura são limitadas ou inexistentes. Recentemente, a SpaceX também estabeleceu uma parceria com a T-Mobile para oferecer serviços diretos de celular, especialmente úteis em áreas afetadas por desastres naturais. “Em apoio aos impactados pelas inundações no Texas, a Starlink está fornecendo kits Mini para esforços de busca e resgate – garantindo conectividade mesmo em zonas sem sinal – e um mês de serviço gratuito para milhares de clientes na região”, afirmou a empresa.
“A equipe do Starlink e a T-Mobile também ativaram mensagens de texto básicas (SMS) através de nossos satélites de Direct to Cell para clientes da T-Mobile nas áreas afetadas pelas inundações no Texas. Isso inclui os Condados de Kerr, Kendall, Llano, Travis e Comal. Além disso, qualquer pessoa nas áreas afetadas com um smartphone compatível poderá receber alertas de emergência das autoridades de segurança pública.”
(“The Starlink team and T-Mobile have also enabled basic texting (SMS) through our Direct to Cell satellites for T-Mobile customers in the areas impacted by flooding in Texas. This includes Kerr County, Kendall County, Llano County, Travis County and Comal County. Additionally, anyone in the impacted areas with a compatible smartphone will be able to receive emergency alerts from public safety authorities.”)— SpaceX
Próximos passos
A SpaceX continuará a expandir sua rede de satélites Starlink, focando na melhoria da cobertura e da confiabilidade dos serviços de internet em áreas remotas e em situações de emergência. A empresa planeja também realizar mais lançamentos para atender à crescente demanda por conectividade global, destacando a importância da colaboração com provedores de telefonia como a T-Mobile. “O suporte da Starlink para os usuários afetados pelas catástrofes ajuda a reafirmar nosso compromisso com a conectividade e a comunicação em situações críticas”, declarou um porta-voz da empresa.
A expansão da rede Starlink tem um impacto significativo no avanço da exploração espacial e no conhecimento humano, proporcionando uma infraestrutura crítica para a comunicação em localidades onde o acesso à internet é escasso. A capacidade de fornecer serviços emergenciais torna a rede ainda mais relevante em um mundo cada vez mais conectado.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)