
São Paulo — InkDesign News —
A SpaceX enfrentou desafios legais com dois ex-funcionários que alegam demissão injusta e problemas com a segurança em operações de lançamento, destacando potenciais riscos no setor espacial.
Detalhes da missão
Robert Markert, um ex-supervisor da SpaceX, afirma que advertências sobre a recuperação das carenagens dos foguetes foram ignoradas, levando a uma demissão que ocorreu meses depois. Ele reporta que “uma parte do processo de recuperação pode facilmente causar lesões graves ou morte”
“uma parte do processo de recuperação pode facilmente causar lesões graves ou morte”
(“one part of the rocket fairing recovery process could easily cause serious injury or death”)— Robert Markert, Ex-Supervisor, SpaceX
.
Markert, que trabalhou por 13 anos na empresa, menciona que as demandas de trabalho eram intensas, com técnicos realizando turnos de 15 a 20 dias consecutivos. Quando levantou preocupações sobre este cronograma exaustivo, sua resposta foi que “o cronograma vem em primeiro lugar”
“o cronograma vem em primeiro lugar”
(“the schedule comes first”)— Robert Markert, Ex-Supervisor, SpaceX
.
Orçamento e cronograma
Além das alegações de segurança, as denúncias refletem a pressão por custo e agilidade na SpaceX, que atualmente se prepara para várias missões, incluindo o programa Starship e o serviço de internet via satélite Starlink. O Starship, em particular, é uma missão focada em expandir a presença humana em Marte e outros destinos do sistema solar.
Um segundo processo, apresentado por David Lavalle, um encanador, alega demissão em decorrência de ferimentos relacionados ao trabalho e ausência de adaptações necessárias. Lavalle afirmou que “temia represálias” ao solicitar compensação por lesões
“temia represálias”
(“feared retaliation”)— David Lavalle, Ex-Encanador, SpaceX
.
Resultados científicos
A SpaceX, que atualmente opera o foguete Falcon 9, a plataforma de lançamento mais utilizada na história da indústria espacial, deve manter o foco em suas metas de segurança e eficiência. Recentemente, dados da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional indicaram uma taxa de lesões na SpaceX que ultrapassa o dobro da média da indústria aeroespacial.
As acusações levantadas pelas queixas legais poderão impactar a reputação da empresa enquanto tentam concluir suas ambiciosas missões espaciais. Com um aumento nas lesões relacionadas ao trabalho, é imperativo que a SpaceX reavalie suas práticas de segurança, especialmente enquanto as operações avançam para a fase crítica de testes e lançamentos.
Os próximos passos para a SpaceX envolvem a revisão de protocolos de segurança e um olhar mais atento às necessidades de seus funcionários, com o intuito de garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo, fundamental para o sucesso de suas futuras iniciativas de exploração espacial.
Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)