- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX eleva ISS com cápsula de carga em teste crucial

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — No dia 3 de setembro, a SpaceX completou com sucesso um teste de reboost da Estação Espacial Internacional (ISS), utilizando sua nave de carga Dragon para elevar a órbita do laboratório em relação à Terra.

Detalhes da missão

Durante a manobra, a Dragon utilizou dois de seus motores Draco por um total de 5 minutos e 3 segundos para aumentar a altitude da ISS. Esta operação é crucial, visto que a estação, que orbita a aproximadamente 400 quilômetros da superfície terrestre, tende a cair devido ao arrasto atmosférico. O novo reboost elevou a ISS para uma órbita de 419.9 por 412 quilômetros. O cargueiro Dragon, parte da 33ª missão de fornecimento da NASA, chegou à ISS no dia 25 de agosto, transportando cinco mil libras de suprimentos e equipamentos científicos.

Tecnologia e objetivos

A utilização do “kit de impulso” na Dragon reflete um avanço na tecnologia de manutenção orbital, que permitirá que a ISS mantenha sua altitude em uma série de queimadas programadas ao longo do outono de 2025. NASA tem solicitado a SpaceX que realize demonstrações de reboost devido à possível retirada da Rússia do programa da ISS até 2028, o que torna cada vez mais importante a contribuição de veículos norte-americanos. “O novo boost kit em Dragon ajudará a sustentar a altitude do laboratório orbital…”
(“The new boost kit in Dragon will help sustain the orbiting lab’s altitude…”) — NASA, Agência Espacial dos EUA

Próximos passos

NASA estipulou que esses testes serão fundamentais para a futura tarefa de desorbitamento da ISS, que será realizada pela SpaceX utilizando uma versão aprimorada da Dragon, conhecida como “monstrous Dragon”. À medida que os sistemas de suporte à vida da estação se aproximam do fim de sua vida útil, o planejamento de um deorbit controlado é um passo crítico. No retorno à Terra, a Dragon levará consigo ciência e itens descartados da estação, com previsão de splashdown na costa da Califórnia.

Esse progresso não apenas destaca a importância da colaboração internacional na exploração espacial, mas também reafirma o papel da tecnologia moderna na manutenção e operação de plataformas orbitais. A continuidade dessa exploração não só enriquece o conhecimento humano, mas também prepara o caminho para futuras missões além da baixa órbita terrestre.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!