
Localidade — InkDesign News — Em 1º de agosto de 2025, a missão Crew-11 da SpaceX lançou do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), situada a cerca de 418 quilômetros acima da Terra.
Detalhes da missão
A missão Crew-11, parte do Programa Comercial de Tripulação da NASA, é a 11ª missão tripulada contratada pela agência para a ISS. O lançamento ocorreu em um foguete Falcon 9, impulsionando a cápsula Dragon, “Endeavour”, que traz a bordo quatro astronautas, carga e equipamentos de pesquisa. O encontro com a ISS aconteceu menos de 15 horas após o lançamento, marcando o mais rápido acoplamento do Crew Dragon até o momento.
“Endeavour docked at the ISS Harmony module on Aug. 2, less than 15 hours after launch, the fastest Crew Dragon rendezvous to date.”
(“A Endeavour se acoplou ao módulo Harmony da ISS em 2 de agosto, menos de 15 horas após o lançamento, a mais rápida reunião do Crew Dragon até o momento.”)— NASA, Agência Espacial
Tecnologia e objetivos
O Dragon é uma nave espacial totalmente autônoma, projetada para transportar astronautas e carga para a ISS e outros destinos em órbita baixa. A inovação mais significativa está na sua reusabilidade, permitindo múltiplas reentradas e longas estadias acopladas à estação. A cápsula pode acomodar até seis passageiros, embora as missões da NASA normalmente transportem quatro astronautas ao lado da carga.
“To make spaceflight more efficient and cost-effective, the spacecraft is reusable, capable of withstanding multiple reentries.”
(“Para tornar os voos espaciais mais eficientes e econômicos, a espaçonave é reutilizável, capaz de suportar múltiplas reentradas.”)— SpaceX, Empresa de Transporte Espacial
Próximos passos
Os astronautas da Crew-11 permanecerão na ISS por seis a oito meses, durante os quais conduzirão uma variedade de experimentos científicos e realizarão manutenção na estação. Este período incluirá a comemoração do 25º aniversário da presença humana contínua na estação, que ocorrerá em novembro. Colaborações com várias agências e instituições científicas estão previstas para maximizar os resultados das pesquisas realizadas a bordo.
À medida que a exploração espacial avança, missões como a Crew-11 não apenas expandem o conhecimento humano sobre o espaço, mas também estabelecem as bases para futuras missões interplanetárias e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)