
São Paulo — InkDesign News — O lançamento de Hollow Knight: Silksong, aguardado por quase uma década pelos fãs, trouxe à tona debates intensos sobre sua dificuldade e design. A cultura geek e os jogos são frequentemente marcados por essas discussões, especialmente em títulos com mecânicas desafiadoras.
Lançamento e features
Hollow Knight: Silksong foi finalmente lançado, oferecendo uma nova experiência dentro do universo Hollow Knight. Inicialmente, os jogadores notaram que os inimigos causam mais dano, com alguns até removendo dois pontos de vida em vez de um. A mecânica de cura, dependendo de uma “roda de seda” cheia, somada à necessidade de comprar mapas e elementos de interface como upgrades, gerou um desafio considerável, especialmente para novatos. Um dos chefes da nova versão, Moorwing, está recebendo críticas por ser difícil de derrotar, refletindo uma mecânica que pune a jogabilidade excessivamente agressiva.
Recepção e audiência
Os dados preliminares indicam que a audiência para Silksong cresceu substancialmente desde seu lançamento, com muitos jogadores expressando sua frustração nas redes sociais. “Ela não é a jogadora mais habilidosa, mas conseguiu completar Hollow Knight e se divertiu. Silksong, em vez disso, está quebrando ela,” compartilha um usuário da subreddit Silksong sobre a experiência da esposa.
“Ela está deixando o jogo para sempre. É triste ver toda a expectativa acabar assim.”
(“She’s dropping the game for good. I hope she’ll pick it back up sometime but it’s sad to see all the anticipation die out like this.”)— Usuário, subreddit Silksong
Atualmente, muitos comentários apontam que Silksong apresenta uma curva de dificuldade que não é compatível com a do seu antecessor. “Eu estou lidando bem com a dificuldade, mas é cansativo,” destacou outro jogador.
Tendências e mercado
A indústria de games observa uma tendência em que títulos como Silksong estão alcançando audiências mais amplas, muitas vezes atraindo jogadores menos familiarizados com o estilo Soulslike. De acordo com uma análise, a expectativa dos novos jogadores para uma narrativa e exploração envolventes está em conflito com as mecânicas desafiadoras do jogo. Com uma ênfase em reconhecimento de padrões e paciência, a experiência pode ser desgastante para aqueles não acostumados ao “git gud” comum em jogos desse estilo.
“Silksong é muito mais difícil, mas isso não a torna pior que Hollow Knight.”
(“Maybe Silksong is much harder but that doesn’t make it worse than Hollow Knight.”)— Comentário, discussão Steam
Escolhendo um caminho desafiador sem opções de dificuldade ou maneiras de mitigar sua dificuldade, Team Cherry precisará considerar a recepção crítica e as sugestões dos jogadores nos próximos DLCs e atualizações. A comunidade está dividida, mas o impacto de Silksong na indústria pode se revelar significativo, influenciando o design de jogos futuros.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)