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Shein e Temu seguem com tarifas altas após suspensão de impostos

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São Paulo — InkDesign News — Na última segunda-feira, Estados Unidos e China anunciaram um marco no conturbado cenário do comércio internacional, com a suspensão temporária de tarifas que afetaram ambos os países, em uma medida que promete abalar as bases do setor tecnológico e de consumo.

Contexto e lançamento

O anúncio surge após intensas negociações em Genebra, onde representantes de ambas as nações discutiram a possibilidade de aliviar tensões comerciais. Desde o início da administração do presidente Donald Trump, em 2017, as tarifas sobre importações se tornaram uma ferramenta frequente na política econômica dos EUA, atingindo níveis recordes que afetaram o comércio global. Contudo, a recente alteração visa estabilizar o mercado, que se tornou volátil desde o início do conflito tarifário.

Design e especificações

As novas medidas estipulam que, durante um período de 90 dias, a China reducirá tarifas sobre importações dos EUA de 125% para 10%, enquanto os EUA farão o mesmo, diminuindo suas tarifas sobre produtos chineses de 145% para 30%. Contudo, uma exceção importante se aplica às remessas chinesas com valor inferior a $800, que continuarão a ser taxadas a uma taxa elevada de 120% ou uma taxa fixa de $100 por item postal. A partir de 1º de junho, essa taxa fixada dobrará para $200.

Repercussão e aplicações

A decisão de interromper temporariamente as tarifas provocou uma reação positiva nos mercados financeiros, que registraram alta imediata após o anúncio. No entanto, marcas que tradicionalmente se beneficiaram da isenção de tarifas, como Shein e Temu, já sinalizaram que os custos adicionais deverão ser repassados ao consumidor. Em comunicado, ambas afirmaram:

“Devido às recentes mudanças nas regras e tarifas de comércio global, nossas despesas operacionais aumentaram. Para continuar oferecendo os produtos que você ama sem comprometer a qualidade, faremos ajustes de preços a partir de 25 de abril de 2025.”
(“Due to recent changes in global trade rules and tariffs, our operating expenses have gone up. To keep offering the products you love without compromising on quality, we will be making price adjustments starting April 25, 2025.”)

— Shein e Temu

Além disso, a Forever21, uma tradicional rede de moda, já indicou que as práticas das concorrentes têm impactado negativamente suas atividades, resultando em um pedido de falência pela segunda vez, em decorrência da pressão competitiva exacerbada.

À medida que a paisagem comercial se molda sob estas novas diretrizes, observa-se uma crescente concorrência entre empresas de e-commerce e plataformas consolidadas como Amazon. Um desafio que promete redefinir as estratégias de mercado e o comportamento do consumidor. O futuro próximo será decisivo para intensificar transformações no comércio digital e no setor de moda, que continuam a evoluir sob a pressão da globalização e da regulamentação.

Fonte: Gizmodo – Cultura Tech & Geek

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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