- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

SEC atrapalha festa das ações digitais e impacta cultura tech

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A promessa da tecnologia blockchain tem cativado o mundo financeiro, sugerindo uma transformação dos ativos tradicionais em “tokens” digitais flexíveis. Contudo, a Comissária da U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), Hester Peirce, deixa claro que, apesar da inovação, as regulamentações financeiras ainda se aplicam.

Contexto e lançamento

A tokenização, que envolve a conversão de ativos tangíveis, como ações, em tokens digitais na blockchain, vem ganhando força no cenário financeiro. A SEC, à medida que a exploração de empresas como BlackRock e JPMorgan Chase se expande para a tokenização de ações e imóveis, reitera que a inovação não isenta a conformidade com as normas financeiras estabelecidas.

Design e especificações

O conceito de tokenização é simples: digitalizar a propriedade de um ativo, facilitando transações instantâneas e contínuas. Peirce explicou que “títulos tokenizados ainda são títulos” e as “mesmas exigências legais se aplicam às versões on-chain e off-chain desses instrumentos.” A regulamentação em torno dos tokens é essencial, especialmente considerando que tokens emitidos por terceiros podem apresentar riscos únicos para investidores de varejo.

“Um token poderia ser um ‘recibo de um título’, que é em si mesmo um título, mas é distinto do título subjacente.”
(“A token could be a ‘receipt for a security,’ which is itself a security but is distinct from the underlying security.”)

— Hester Peirce, Comissária, SEC

Repercussão e aplicações

A tokenização promete democratizar o acesso ao mercado financeiro, possibilitando que investidores adquiram frações de ações. Entretanto, isso levanta questões cruciais sobre a verdadeira propriedade dos ativos tokenizados e os riscos associados em caso de colapso de empresas criptográficas. Peirce destacou que “o processo de emissão de um instrumento que representa um título não é novidade,” indicando que o mercado precisa avançar com responsabilidade.

“A inovação deve ser acompanhada de conformidade.”
(“Innovation must come with compliance.”)

— Hester Peirce, Comissária, SEC

O cenário futuro é claro: a tokenização não é uma zona cinza legal, mas sim uma extensão das tradições de Wall Street no mundo digital. A SEC se mostra disposta a modernizar regras quando necessário, reforçando a importância de um diálogo pro ativo entre as firmas e a agência reguladora.

Fonte: Gizmodo – Cultura Tech & Geek

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!