Salesforce adquire Informatica por $8B e transforma dados em AI

São Paulo — InkDesign News — A recente aquisição da Informatica pela Salesforce, no valor de US$ 8 bilhões, destaca a crescente intersecção entre inteligência artificial (IA) e gerenciamento de dados, essencial para o desenvolvimento de soluções de inteligência autônoma no espaço empresarial.
Tecnologia e abordagem
A aquisição sublinha um avanço significativo nas capacidades de gerenciamento de dados da Salesforce. O foco se concentra na integração de capacidades de gestão de dados, como qualidade, governança e catálogo, e na arquitetura que possibilita a operação contínua de agentes de IA, sendo fundamentais para a implementação de estratégias de Inteligência Artificial Generativa. A união das tecnologias da Informatica, conhecida por seu sólido percurso em ETL (Extração, Transformação e Carga) e pela recente migração para soluções em nuvem, com a plataforma robusta da Salesforce, poderá potencializar ainda mais a implementação de soluções baseadas em grandes modelos de linguagem (LLMs).
Aplicação e desempenho
"A aquisição marca um avanço significativo nas capacidades de gerenciamento de dados da Salesforce, incluindo integração de dados, ingestão, pipelines e governança na nuvem", avaliou Noel Yuhanna, analista da Forrester.
(“The acquisition markedly elevates Salesforce’s position across all critical dimensions of modern data management, including data integration, ingestion, pipelines, master data management (MDM), metadata management, transformation, preparation, quality and governance in the cloud.”)— Noel Yuhanna, Analista, Forrester. Esses componentes se tornam imprescindíveis para a criação de uma arquitetura de dados que suporte a entrega de experiências personalizadas e autônomas para os usuários finais. O domínio sobre dados não apenas melhora a integração em tempo real, mas também facilita o engajamento do cliente por meio de soluções de IA de baixa manutenção.
Impacto e mercado
A combinação das plataformas permite à Salesforce posicionar-se de maneira competitiva frente a gigantes como ServiceNow e o próprio MuleSoft. Segundo Hyoun Park, CEO da Amalgam Insights, "A aquisição da Informatica vai de mãos dadas com os esforços da Salesforce para melhorar suas capacidades de gerenciamento de TI".
(“The Informatica acquisition goes hand-in-hand with Salesforce’s efforts towards improving IT management capabilities and going head to head against ServiceNow and IT specialists such as Boomi in the agent space.”)— Hyoun Park, CEO, Amalgam Insights. Para os clientes da Informatica, a transição para soluções de IA deve ser mais rápida e eficiente, dada a infraestrutura robusta da Salesforce que pode acelerar a inovação e reduzir o tempo necessário para delivering value.
Espera-se que essa sinergia fortaleça não apenas as capacidades de IA da Salesforce, mas também amplie seu alcance no mercado, otimizando a experiência do usuário, especialmente em um cenário onde a integração de dados e a personalização são cada vez mais relevantes.
Fonte: (VentureBeat – AI)