- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Robôs submarinos revelam perda de corais em recifes do sul

- Publicidade -
- Publicidade -

Hall Bank, Austrália — InkDesign News — No último mês, a Advanced Navigation desplegou três de seus drones subaquáticos Hydrus no recife Hall Bank, na Austrália Ocidental, realizando um levantamento detalhado que revelou uma perda e descoloração severa de corais.

Tecnologia aplicada

Os veículos submarinos autônomos (AUVs) Hydrus da Advanced Navigation são equipados com tecnologia avançada de mapeamento e captura de imagens, permitindo a coleta de imagens geo-referenciadas de alta resolução e vídeo em 4K simultaneamente. O sistema é projetado para realizar levantamentos em ambientes submarinos complexos, onde sinais de GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) são fracos e a performance do DVL (registrador de velocidade Doppler) pode ser comprometida.

Desenvolvimento e testes

A missão teve como um dos principais desafios manter a posição precisa dos drones em áreas com condições ambientais variáveis, como correntes marítimas. “Um grande obstáculo foi manter a precisão no posicionamento em áreas com sinais fracos de GNSS ou redução do DVL, especialmente próximo aos recifes de coral,” afirmou Dr. Alec McGregor, engenheiro sênior de IA na Advanced Navigation. Este planejamento meticuloso assegurou que imagens de alta qualidade fossem capturadas dentro dos limites operacionais do equipamento, resultando em uma cobertura consistente e qualidade de imagem elevada.

Impacto e aplicações

Os dados coletados mostraram uma crise crescente de branqueamento e fragmentação dos corais, destacando a importância de tecnologias como a Hydrus no monitoramento ambiental. “O planejamento pré-missão aprofundado é crítico, especialmente em contabilidade para condições de batimetria e níveis de luz,” observou McGregor. Com a ajuda da empresa de consultoria O2 Marine, a Advanced Navigation conseguiu demonstrar a capacidade do Hydrus em coletar dados que informam decisões sobre conservação marinha, com potencial de integrar insights em futuros projetos globais de avaliação de impacto.

A empresa americana já planeja futuras implantações do Hydrus. Um recente levantamento nas águas rasas da Florida Keys, como parte dos esforços de fotogrametria de recifes de coral e monitoramento de ecossistemas da NOAA, resultou em 66 missões com uma taxa de sucesso de 92,4%. Essas atividades não só melhoraram a compreensão da infraestrutura crítica fornecida pelos recifes, mas também prometem expandir o uso de tecnologias AUV em aplicações ambientais.

Com a intenção de aprimorar a navegação autônoma e implementar atualizações em hardware para suportar profundidades maiores, a Advanced Navigation está posicionada para liderar o desenvolvimento em monitoramento subaquático, trazendo inovações para a conservação marinha e respostas a crises ecológicas.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!